Política

‘Se Lula não estivesse liderando as pesquisas, não estaria preso’ dispara Rui Costa

Durante a apresentação da 19ª edição do Encontro Internacional Virtual Educa, o governador da Bahia Rui Costa falou sobre a afirmação da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, que a hipótese do partido apoiar Ciro Gomes “não passa no PT nem com reza braba”, e afirmou que a prisão do ex-presidente Lula foi um esquema político.

Gleisi Hoffmann, afirmou que a hipótese do PT apoiar a candidatura de Ciro Gomes à presidência da república não passa no partido “nem com reza braba”. Questionado sobre esta afirmação, Rui Costa afirmou que a decisão caberá exclusivamente ao ex-presidente Lula, que deverá decidir se vai concorrer ou não às eleições de 2018: “Eu acho que a iniciativa caberá única e exclusivamente ao presidente Lula. Ele, que mesmo com toda perseguição, ainda lidera, e com folga, todas as pesquisas de opinião, é quem vai decidir esse debate”.

O governador da Bahia afirmou que cabe ao partido lutar pela liberdade do ex-presidente e que Lula é o único que pode decidir se vai candidatar-se ou não:” Por enquanto cabe a nós lutar pela liberdade do Lula. Nenhum de nós tem a legitimidade pra discutir qualquer alternativa que não seja do Lula. E se isso ocorrer, deverá partir dele mesmo essa iniciativa”, afirmou Rui.

Sob o fato de Lula já estar preso há 30 dias e o partido ter perdido este tempo para fazer uma pré-campanha eleitoral, Rui afirmou que se sente indignado com a prisão do ex-presidente, o qual considerou o maior líder da história do Brasil e está preso apenas por estar liderando pesquisas de intenção de voto: “Quando afirmo que é uma prisão política é porquê se fosse alguém com 1% nas pesquisas ele não seria nem julgado. Seria tratado como milhares e milhares de casos que a justiça, no seu ritmo, não teria julgado até hoje. E ele só foi julgado nessa velocidade toda por ser líder nas pesquisas. Maior líder da história do Brasil está preso injustamente”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo