Política

Lula se reunirá com diplomata dos EUA na proximidade das eleições

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá um encontro com integrantes do Departamento de Estado dos Estados Unidos na próxima quarta-feira (21). A informação foi revelada pela CNN Brasil.

Entre os presentes, estará o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff. Atualmente, ele é a principal autoridade norte-americana no país, já que o cargo de embaixador está vago.

A embaixada confirmou o encontro à CNN. Também devem participar da reunião o ex-chanceler Celso Amorim e o senador Jacques Wagner.

Segundo a emissora, inicialmente, o evento deveria acontecer entre o primeiro e o segundo turno. Depois, ficou acordado que seria após o fim das eleições. No entanto, com a possibilidade de o petista vencer no primeiro turno, tanto a campanha quanto representantes do departamento de Estado dos Estados Unidos entenderam que seria melhor adiantar a reunião.

O encontro deve acontecer em São Paulo, na sede do Instituto Lula.

“Como prática, diplomatas norte-americanos da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil se reúnem regularmente, de forma privada, com partidos políticos e candidatos. Vemos como uma valiosa oportunidade para o governo dos EUA ouvir as perspectivas sobre eventos atuais e opiniões políticas sobre questões de interesse mútuo. Nós planejamos continuar com este esforço para encontrar com todos os principais candidatos presidenciais das eleições de outubro”, declarou a embaixada dos Estados Unidos no Brasil à CNN.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo