AssessoriaPolítica

Defensoria terá atendimento para mulheres, garante Rui

Em debate com demais candidatos ao governo, Rui Costa também disse que irá implantar a cultura da paz nas escolas públicas.
Em debate com demais candidatos ao governo, Rui Costa também disse que irá implantar a cultura da paz nas escolas públicas.

Questionado sobre políticas e programas que garantam os direitos das mulheres, Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, assumiu o compromisso de aumentar o número de delegacias especializadas e implantar atendimento específico na Defensoria Pública, para apoiar o cumprimento da Lei Maria da Penha. “São questões incluídas em nosso programa de governo, onde também estabelecemos a proposta de construir casas-abrigo para proteção às mulheres e seus filhos que sofrerem violência doméstica”.

Durante debate entre os candidatos ao governo, na Rádio Sociedade da Bahia, na manhã dessa sexta-feira (19), Rui disse que vai implantar em sua gestão um sistema de cultura de paz nas escolas. “A paz que deve começar em casa será reforçada na escola, para conscientizar e motivar os jovens a levar a paz para as ruas e ajudar as novas gerações a construir uma sociedade mais consciente e justa”.
Lembrando que o programa Minha Casa, Minha Vida, que já entregou 130 mil unidades habitacionais na Bahia, estabelece que as chaves das novas residências sejam entregues, prioritariamente, para as mulheres. Rui avaliou que os governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma fizeram uma verdadeira revolução para o bem das famílias mais simples. Para Rui, a segurança e autonomia das mulheres também estão privilegiadas através das 600 creches conveniadas do Estado com os municípios baianos. “Espero que em Salvador, o prefeito faça creches, pois há disponibilidade de recursos do Governo federal para isso”.
Provocado pelo jornalista Biaggio Talento, do Jornal A Tarde sobre as citações feitas em relação a existência de Caixa 2 na campanha eleitoral, o candidato petista disse que cabe ao Ministério Público, Policia Federal e órgãos fiscalizadores denunciar e apurar a questão. “Essa não é atribuição de candidato. Porém, é importante que o eleitor fique atento a promessas financeiras na campanha”, observou.  “A prática de compra de votos é reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral, que faz campanha maciça para que eleitores não aceitem vender o voto. Sou defensor da reforma política. O atual modelo já deu o que tinha que dar. É arcaico e só favorece a eleição de candidatos com maior poder econômico”, definiu Rui.
Em relação à Segurança Pública, o candidato petista disse que vai trabalhar com metas e indicadores para Segurança estabelecendo mais eficiência ao sistema. Fazendo comparativo entre o governo passado e atual, Rui lembrou, como o governador Jaques Wagner encontrou a Segurança Pública na Bahia, quando assumiu a gestão das mãos de Paulo Souto, em 2007: “De cada dez policiais, somente um tinha colete a prova de balas e o uso das armas era feito por revezamento. Mais de 200 municípios não tinham viaturas e os que tinham, os carros eram abastecidos pelos prefeitos”, disse. “Nem ticket refeição os homens que atuavam no interior recebiam. Dependiam do apoio das prefeituras”.
Segundo o candidato da coligação Pra Bahia Mudar Mais a Polícia Civil vem se modernizando, com a compra de armamento adequado, a exemplo da pistola de calibre .40, aposentando os revólveres 38. Mais de cinco mil viaturas renovam a frota da SSP, composta de carros, motos, além de rabecões, reboques, micro-ônibus, embarcações e aeronaves da PM (helicópteros, motoplanador e avião). “O ex-governador deu apenas 6% por cento de aumento real para o servidor. Wagner deu 57% aos professores e 60% para a PM”, disse. “No meu governo o servidor será valorizado. Seguiremos dando aumento real e motivando os trabalhadores a oferecer atendimento de qualidade para a população”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo