Política

“Não temos previsão de aumento de tarifa de ônibus”, diz Bruno Reis

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), declarou ontem que não haverá aumento na tarifa de ônibus em Salvador antes do Carnaval 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), declarou ontem que não haverá aumento na tarifa de ônibus em Salvador antes do Carnaval. Contudo, afirmou que aguarda um estudo para saber qual medida será tomada ainda em 2023. 

“Não temos previsão de aumento de tarifa de ônibus. Quando tiver e vai ter, é um contrato, eu e todos os prefeitos do Brasil, estamos aguardando a revisão de um estudo, esse ano é o ano da revisão tarifária, é um contrato de concessão que está sendo analisado pra reequilibrar. Ano passado o aumento veio em abril e eu seguirei até junho, foi quando ele passou a vigorar porque a prefeitura estava pleiteando mas dependo desses números pra dar partida e iniciar a discussão”, explicou. 
“Avançamos muito, inauguramos a trincheira da Magalhães Neto, a ponte do rio Camarujipe, um dos viadutos do BRT no cruzamento da Vasco da Gama com a Garibaldi, abrimos 6 novas vias nos bairros, melhoramos na mobilidade, o desafio é o transporte público. Só fazer uma pesquisa com transporte público em outras cidades, a receita não paga a despesa, os ônibus estão rodando porque a prefeitura tá bancando. Nós fizemos as maiores compras de ônibus do país, num cenário de crise a gente colocar ônibus elétricos, ampliamos as vagas para população deficiente”, emendou. 
 
O tema repercutiu na Câmara de Salvador. O presidente da Casa, Carlos Muniz (PTB), garantiu que vai trabalhar para que o preço não suba. “Aumento de tarifa não passa pela Câmara. É uma decisão unilateral do Executivo. Nós estamos trabalhando para que ela não aumente. É que o Executivo tome outro posicionamento relacionado ao transporte público, entrando com isenção ou tirando imposto, para que as passagens não aumentem”, declarou. 

A líder de oposição na Casa, Laina Crisóstono, também criticou a possibilidade. “As empresas do transporte público praticamente não pagam imposto. Pra onde está indo esse dinheiro que deveria estar sendo investido no cidadão e na cidadã? A tarifa é alta, o ônibus é ruim, a frota é reduzida. O empresariado vem dizendo que vem ganhando pouco, a prefeitura vem dizendo que tá pagando muito, mas, no final das contas, quem está pagando essa conta é o trabalhador e trabalhadora”, destacou.? ? 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo