Jurandy Oliveira

JURANDY OLIVEIRA FELICITA SALINAS DA MARGARIDA

O deputado Jurandy Oliveira (PP) registrou, em moção apresentada na Secretaria Geral da Mesa Diretora, sua satisfação de festejar “um dos capítulos mais importantes da história de Salinas da Margarida, que se desenvolveu pelo constante trabalho e empenho dos salinenses, responsáveis pela formação de um vasto legado cultural, educacional, esportivo e político”. Trata-se do aniversário de emancipação político-administrativa ocorrida em 27 de julho de 1962.
Salinas da Margarida foi originalmente habitada pelos índios tupinambás e posteriormente ocupada pelo comendador Manoel de Souza Campos, que ali instalou duas fazendas: A Santa Luzia e a Conceição.

O município com uma população atual superior a 15 mil pessoas, está localizada na Região Metropolitana de Salvador, fazendo fronteira com os municípios de Saubara, Maragojipe, Jaguaripe e, incluindo o limite marítimo, Vera Cruz e Itaparica, este último de cujo território se desmembrou.
“Sabe-se que a exportação da piaçava nativa, do dendê, a pesca e a industrialização do sal atraíram muitos operários à região, possibilitando a formação de um povoado que inicialmente se chamou Salinas”, diz o parlamentar. Explicando que, sua biodiversidade se caracteriza por “uma floresta ombrófila densa, além de um importante e frágil ecossistema preenchendo grande parcela da costa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo