Vitória vence o Bahia por 2 a 0 e joga por empate na Arena Fonte Nova
Com gols de Diego Renan e Amaral, o Vitória venceu a primeira partida da final do Campeonato Baiano 2016.
Para o Bahia, o empate seria um bom resultado, porque bastaria repetir na Arena Fonte Nova, uma semana depois, e seria o campeão baiano de 2016. O Vitória precisava vencer, para reverter a vantagem do adversário e chegar ao título (o último foi em 2013).
O torcedor Tricolor parecia estar se guardando para o jogo de volta e ocupou pouco mais da metade do espaço concedido (o equivalente a 10% dos ingressos).
Foi o Rubro-Negro que fez o primeiro, aos 23 minutos do primeiro tempo: o capitão Diego Renan, cobrando pênalti (Vander foi deslocado por Tinga). Vitória 1 x 0 Bahia.
Aos 33 minutos, o Bahia poderia ter empatado, depois de uma bobeada da defesa do Vitória. A bola sobou limpa para Hernane, mas o atacante perdeu o contato e permitiu a intervenção do goleiro Caíque, que deu um tapa para o lado.
Mas aos 42 minutos Vander avançou pela esquerda, parou, viu a chegada de Amaral e tocou. De fora da área o “pitbull” chutou no ângulo, sem defesa para Lomba. Vitória 2 x 0 Bahia.
O Tricolor teve 3 chances seguidas, aos 43 (Edigar Junio chutou para boa defesa de Caíque), aos 44 (com Thiago Ribeiro) e aos 45 (Daniles Pires cabeceou para baixo, mas a bola bateu no chão e passou por cima do gol).
No primeiro tempo, o Bahia tentou sair com mais velocidade e exigiu várias vezes a atuação do goleiro Caíque; o Vitória cadenciava até a metade do campo, quando então buscava as jogadas pelas pontas, mas exigiu pouco de Marcelo Lomba, aproveitando as duas melhores chances que teve.
Logo no início do segundo tempo Edigar Junio sentiu a coxa direita e foi substituído por Luisinho. E foi ele que teve a primeira oportunidade da etapa final, aos 6 minutos, em chute cruzado pela direita, que passou por cima do gol.
O Bahia voltou aumentando a pressão, na tentativa de ao menos reduzir a vantagem do Vitória, e com sua defesa em linha, dificultando o ataque Rubro-Negro, que chegou com chances aos 14 minutos e, em jogada de Kieza e Vander, mas que parou na defesa de Marcelo Lomba.
A partir daí, o jogo ficou truncado, muito concentrado no meio do campo, frequentemente interrompido por faltas. Vagner Mancini então fez 2 substituições, aos 27 minutos: Marcelo em lugar de Amaral, machucado. Alípio em lugar de Vander, que teve uma atuação discreta.
Doriva trocou Thiago Ribeiro (também apagado) por Henrique.
O Bahia voltou a ter uma boa chance aos 38 minutos, após erro de Victor Ramos no meio do campo, mas a defesa Rubro-Negra conseguiu cortar para escanteio.
Aos 40, Flávio substitui Leandro Domingues. E aos 44, o lance mais bonito da partida. Kieza recebeu lançamento, pela esquerda e de voleio levou Marcelo Lomba a uma grande defesa.
Agora o Vitória pode até perder por 1 a 0, na Fonte Nova, que será o campeão baiano de 2016.
Após a derrota do Bahia para o Vitória por 2 a 0, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Baiano, o centroavante Hernane reclamou da atitude da equipe no Barradão. Para o camisa 9 tricolor, a atuação do Bahia não foi das melhores. “Eu acho que sempre tem algo a mais para dar”, disse o jogador, em entrevista à TV Bahia. “Não foi a marcação do Vitória. Acho que faltou atitude da nossa equipe. Pecamos muito no último passe, ali na frente da área”, lamentou. O próximo jogo entre as duas equipes acontece no próximo domingo (8), na Fonte Nova, com mando do Bahia. O Tricolor precisará vencer por dois gols de diferença para levar o título baiano.