Bahia

Segunda etapa do Mutirão de Cirurgias deve realizar dez mil procedimentos na BA

A segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, lançada nesta terça-feira (24), deve realizar cerca de dez mil procedimentos até dezembro, segundo previsão do Governo do Estado. Durante o evento de lançamento, no auditório do Senai Cimatec, em Salvador, uma das idealizadoras do evento, a primeira-dama Aline Peixoto, falou sobre o projeto e disse que contou a ideia para o governador Rui Costa (PT) enquanto tomava banho.

“Esperei um dia ele [Rui] estava calmo, em um feriado, e apresentei o projeto todo pronto já. (…) Muita gente duvidou que o mutirão pudesse dar certo, mas muitas outras pessoas acreditaram e conseguimos fazer do mutirão esse sucesso e provar que é possível fazer quando se tem força de vontade”, conta.

O governador também comemorou os resultados do Mutirão e falou sobre a saúde na Bahia. “Graças a Deus, a Bahia hoje é referência para o Brasil em várias áreas. Esse projeto é exemplo também. Nossa equipe está sendo convidada por vários estados brasileiros que desejam replicar o modelo do mutirão. Isso é motivo de muito orgulho e felicidade”, comemora.

Procedimentos

As cirurgias são voltadas para pessoas que necessitam de procedimentos que não são emergenciais e que podem ser agendados. Além de atender adultos, a nova etapa do projeto traz cirurgias pediátricas, para pacientes de quatro a 13 anos. Para as crianças serão disponibilizadas cirurgias nas amígdalas, em casos de amigdalite com adenoide, e, ainda, hernioplastias e retossigmoidectomia.

A segunda fase do projeto será iniciada já na quarta (25), no município de Dias D’Ávila. Com a realização de consultas e exames pré-operatórios. Na sexta (27), o hospital municipal começa a abrigar os procedimentos cirúrgicos do mutirão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo