AssessoriaMunicípios

Depin promove ações de enfrentamento à violência contra a mulher

Atividades de conscientização e projetos sociais integraram as iniciativas em alusão ao Agosto Lilás

Em alusão ao Agosto Lilás, uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, o Departamento de Polícia do Interior (Depin), por meio das unidades especializadas, realizou diversas ações de conscientização durante este mês.

Seminários, palestras, encontros, rodas de conversas e audiências públicas fizeram parte da programação do Agosto Lilás. Temas como feminicídio, os diversos tipos de violência contra a mulher, dignidade menstrual, masculinidade tóxica, Lei Maria da Penha, medidas protetivas e combate à violência de gênero foram abordados.

Os assuntos foram ministrados por delegadas e profissionais das áreas de educação e saúde, tanto para as mulheres – que já sofreram ou presenciaram algum tipo de violência – quanto para os homens, autores das ações delituosas. Equipes das Delegacias e dos Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Deam) de Paulo Afonso, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Alagoinhas, e (Neam) de Senhor do Bonfim, Irecê e Valença participaram das ações.

Além das atividades educativas e de conscientização, o Depin também realizou o trabalho de polícia judiciária, cumprindo mandados de prisão contra suspeitos de crimes de feminicídio, descumprimento de medidas protetivas e violência doméstica e familiar.

Projetos

No mês de julho, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Paulo Afonso completou 15 anos de funcionamento, e para celebrar a data lançou o projeto Renovação Solidária, em parceria com o Rotary Club.

“O objetivo é acolher vítimas de violência doméstica que chegam à Deam em condições de vulnerabilidade psicológica, social e econômica. Oferecemos um espaço acolhedor e disponibilizamos roupas, calçados e produtos de higiene pessoal”, ressaltou a titular da Deam de Paulo Afonso, delegada Mirela Santana Matos Ventura.

Outros projetos como Dignidade Menstrual, que arrecadou e distribuiu absorventes para mulheres de baixa renda, e a Caravana Itinerante da Mulher, com caminhadas e panfletagens para reforçar as ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher também foram desenvolvidos.

Ascom-PC/Priscila Carvalho

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo