Bahia

Salvador movimentará setor de Geração Distribuída na próxima semana


O 6º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída acontecerá entre os dias 10 e 11 de novembro no centro de eventos da cidade e será palco de grandes oportunidades de negócios para o setor

A sexta edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) acontecerá entre os dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Eventos da capital baiana e a expectativa é que mais de 2 mil pessoas passem por ele, cujo foco será totalmente no setor GD.
O evento, que é promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e realizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, é considerado um marco pelos especialistas visto que a área é uma das que mais cresce no mundo e falar sobre o tema se tornou extremamente importante.
Um exemplo é o crescimento do próprio estado baiano em GD, que no último ano cresceu 118% na produção da micro e mini geração distribuída a partir de painéis solares fotovoltaicos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aproximadamente 90% dos municípios baianos já possuem locais com instalação fotovoltaica, o que reforça ainda mais esse potencial para a área.

Evento reunirá diversos profissionais da área gerando um ambiente promissor de negócios

O CBGD 2021 também trará uma grande oportunidade de negócios para o setor GD do país. Carlos Evangelista, presidente da ABGD, reforça que o público será totalmente específico o que contribuirá para um grande networking entre os profissionais.
“É o sexto congresso e lá nós vamos encontrar instaladores, EPCs, integradores, vendedores de equipamento, distribuidoras, fabricantes, enfim empresas interessadas e que atuam direta ou indiretamente no setor de geração distribuída” explica Evangelista.
De acordo com a ANEEL no período de 2015 a 2021 cerca de 84,5 milhões de reais em investimentos em GD foram movimentados pelo setor em Salvador e o CBGD vem para aumentar ainda mais esse potencial, permitindo que profissionais do país todo possam estar envolvidos tornando o cenário extremamente promissor para os negócios.
“Nós estamos esperando cerca de duas mil pessoas, mas são duas mil pessoas qualificadas, focadas e que atuam especificamente nesse mercado de geração distribuída. As maiores empresas de geração distribuída e de energia solar fotovoltaica do Brasil estarão lá, além de outras fontes como biomassa, biogás, CGHs, mas majoritariamente em energia solar fotovoltaica, até mesmo porque a expectativa de aprovação do PL 5829 que é o marco da geração distribuída abriu um mercado gigantesco de criação de empregos” afirma Evangelista.

Setor GD tem gerado 380 MW de potência por mês

O presidente da ABGD também reforça que a geração distribuída está entre as áreas que mais cresce no mundo, passando inclusive a área de petróleo e gás na geração de empregos.
O especialista revela que o setor vem produzindo cerca de 380 MW de potência por mês, um número bastante significativo e que só aumentará daqui para frente.
“É uma das áreas que mais cria empregos no mundo passando inclusive a área de petróleo e gás e de novos negócios, uma vez que nós temos instalados por volta de 380 MW de potência por mês, isso é bastante. Nós temos um universo de 83 milhões de pessoas no Brasil conectadas em baixa tensão e ainda 640 mil que estão se beneficiando das vantagens da geração distribuída” finaliza ele.


Mais informações sobre o CBGD 2021 podem ser acessadas no site https://www.cbgd.com.br/site/evento/

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo