Prefeito realiza visita técnica a empreendimentos associativos e cooperativos da agricultura familiar e economia solidaria em Uauá e Monte Santo

Objetivando conhecer e extrair aportes, ferramentas e instrumentos técnico organizacionais para construção de programa de fomento a processos de fortalecimento do desenvolvimento local; o prefeito Dudy, o secretário municipal de agricultura, Mário Cezar, e o educador popular Reis Oliveira, visitaram a COOPERCUC em Uauá e a Rede Aresol – Coopersabor em Monte Santo. Ambas, oriundas do seio do trabalho das pastorais sociais da Igreja Católica e dos movimentos das agricultoras e agricultoras familiares, culminam em dois grandes projetos estratégicos.

A COOPERCUC, com ações e projetos consolidados mundialmente, incluindo a sua famosa creveja de umbu e diversos produtos derivados desta fruta oriunda do sertão catingueiro. Referência de agroindustria cooperativada na Bahia, no Nordeste e no Brasil, gerando valores econômicos e ecossociais numa perspectiva de sustentabilidade socioambiental de fortalecimento das famílias agricultoras.

A Rede Aresol – Coopersabor, constituída a partir do trabalho da pastoral da criança, Nordeste por diversos grupos produtivos de base, com especial destaque para a participação das mulheres agricultoras que compõem sua maioria, como protagonistas do processo ecossocial. Esta rede, desenvolve um trabalho ATER específica para assessoria técnica aos diversos empreendimentos com parceria com o CESOL – SETRE governo do estado, que tem aportado recursos nesta direção.

Importante destacar a participação de Zé Paulo, da área de microfinanças da SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, que participou e vem apoiando esse processo.
Destaque para sua cerveja de ouricuri (licuri), com grande sucesso nos mercados.

Ipira com suas potencialidades e possibilidades diversas, tem condições para junto com as comunidades, igrejas, associações, agentes financeiros e parcerias estratégicas desenvolver uma REDE de iniciativas sociocomunitarias; produzindo processos de geração de trabalho e renda para as famílias do campo e da cidade.

Divulgação

Ascom Prefeitura Municipal de Ipirá

COMPARTILHAR