Na Europa, governador firma parceria científica com instituto de tratamento de câncer

Neste sábado (23), o governador Rui Costa foi a Brno, segunda maior cidade da República Tcheca, onde firmou parceria com o principal centro de estudos, diagnóstico e tratamento de câncer do país europeu, o Instituto Masarykuv, que coordena um sistema com 15 hospitais. Ele apresentou a estrutura de saúde da Bahia e os investimentos realizados, como a construção de dez hospitais e 21 policlínicas, e deu início a um processo de troca de experiências.

“Ficou acertado que, já em novembro, uma equipe técnica da Bahia vai manter contato para que o mais rápido possível possamos iniciar essa parceria, um intercâmbio de conhecimento, de técnicas e formação de profissionais na área da saúde”, afirmou Rui.

O Masarikuv é responsável por 500 mil tratamentos radiológicos e 5 mil cirurgias por ano, todos os seus médicos realizam atividades acadêmicas e 30 deles são professores universitários. O diretor geral do instituto, Marek Svoboda, colocou a estrutura à disposição para dar apoio científico na formação de profissionais de saúde brasileiros.

“Eu acho que essa parceria vai ser muito boa para a Bahia e para a República Tcheca. Nós temos total interesse em trocar experiências em áreas como a prevenção, o diagnóstico e o tratamento. Queremos colaborar e também aprender com os brasileiros. Temos estrutura inclusive para receber e hospedar profissionais durante este intercâmbio”, disse Svoboda.

Em seguida, o governador viajou para a cidade de Ivanovice de Hané, onde  visitou a Bioveta, que fabrica vacinas para animais. A unidade tem 100 anos de atividade e fornece produtos para mais de 90 países, inclusive o Brasil, onde abastece 7% do mercado.

Durante a visita, Rui apresentou incentivos fiscais, entre eles a isenção de impostos na importação de máquinas para os interessados na instalação de fábricas na Bahia. “São condições diferenciadas previstas na legislação e que facilitam o investimento em nosso estado. A contrapartida é a geração de emprego e renda para a população”, destacou.

Para encerrar o sábado de trabalho na República Tcheca, o governador foi à Tatra Truck, fábrica de caminhões de alta resistência, localizado na cidade de Zelevcice. Ele conheceu o portfólio da empresa e propôs a instalação de uma fábrica de chassis para ônibus escolares que atendem estudantes da zona rural. 

“Existe uma grande demanda no Brasil de ônibus deste tipo, e a tecnologia deles atende as necessidades desse transporte porque possui resistência para todo tipo de estradas vicinais”, explicou Rui. A empresa se comprometeu a realizar estudos nesse sentido.

O próximo compromisso na República Tcheca será em Praga, no instituto de robótica, onde o governador busca mais uma parceria para a Bahia. Em seguida, ele vai para os Emirados Árabes, onde encerra a missão internacional, que começou na segunda (18), na Alemanha, e já passou também pelo Cazaquistão.

COMPARTILHAR