JURANDY OLIVEIRA RELEMBRA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES
O deputado Jurandy Oliveira (PP) parabenizou o município de Presidente Tancredo Neves pela passagem do aniversário de emancipação. “É incontestável que a emancipação política de Presidente Tancredo Neves representa um marco no desenvolvimento da região, tendo em vista a amplitude social, política e econômica de tal conquista, razão pela qual é um privilégio parabenizar os tancredenses nesse momento de alegria”, disse.
Por meio de uma moção de aplausos, o parlamentar destacou a história da cidade. Segundo Jurandy, antes conhecido como Tabuleiro de Liberina (1940), o município de Presidente Tancredo Neves teve início com uma barraca de palha que ficava às margens da estrada que ligava as propriedades rurais à cidade de Valença, Nazaré e Aratuípe. “Nesta mesma época se iniciou a construção da BA 002, surgindo outros comerciantes na região e, posteriormente, formando-se um povoado local chamado de Itabaína, nome de origem indígena que provém de uma mistura de ramas com pedras”, conta.
Com o surgimento da BR-101, por volta do ano de 1957, o povoado começou a se desenvolver com rapidez, em função da maior facilidade no transporte de cargas. Logo após, em 1968, a BR-101 foi asfaltada, dando um impulso progressivo ao crescimento local. Nessa linha, a região foi posteriormente elevada à categoria de município, por meio da lei estadual nº 4.836, de 24 de fevereiro de 1989, com a denominação Presidente Tancredo Neves, desmembrando-se de Valença.
O município de Presidente Tancredo Neves, localizado na mesorregião do Sul Baiano, faz fronteira com Valença, Taperoá, Teolândia e Mutuípe, estando a 251 quilômetros da capital baiana. A cidade tem como destaque algumas cachoeiras, entre elas: Roda D’água, Três Saltos e a Cachoeira Alta.