JURANDY OLIVEIRA CELEBRA OS FESTEJOS EM LOUVOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

“Uma grande manifestação de fé, de religiosidade e de amor. É o momento de expressão viva da cultura do povo de Monte Santo”. A declaração é do deputado Jurandy Oliveira (PP) que protocolou na Assembleia Legislativa uma moção de congratulações pelos tradicionais festejos em louvor ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município que fica distante 352 km da capital baiana.

No documento, o decano da ALBA ressalta que desde o ano passado, por conta da pandemia da Covid-19, esta comemoração surgida no contexto do catolicismo popular ficou inviável. Com o distanciamento social e a quarentena, as duas formas mais eficientes para prevenir o coronavírus, não havia condições para a realização dos festejos em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, explica o legislador.

O progressista fala que, em tempos normais, Monte Santo recebe durante vários meses do ano milhares de visitantes que acompanham o intenso calendário religioso da região, marcado pela chegada de romeiros,que fazem sacrifícios agradecendo pelas graças alcançadas, seguindo a chamada “Via Crúcis do Sertão”. De acordo com o parlamentar, os organizadores dos festejos acreditam na tradição do evento “para unir a população e disseminar valores que permitam uma melhor compreensão das origens culturais e religiosas do município”.

Jurandy salienta ser necessário relembrar com carinho os festejos em louvor ao padroeiro local, seja pela importância histórica de Monte Santo, como também pelo fato dessa comemoração renovar os sentimentos mais nobres das pessoas, fazendo com que a consciência divina seja percebida em gestos, palavras e movimentos. Para o deputado, “somente valorizando momentos que trazem à tona sensações tão esplêndidas é que podemos levar às pessoas uma mensagem de fé e esperança”. Por fim, Jurandy Oliveira considera justo que a Casa Legislativa proponha uma moção de congratulações pelos festejos em louvor ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município de Monte Santo.

COMPARTILHAR