Municípios

Itaberaba-Jornal na sala de aula: leitura e assunto-Crianças participam de palestra sobre jornalismo

Os alunos da Escolinha de Artes do Instituto do Ser em Itaberaba, município da Chapada Diamantina, participaram de uma palestra, na dia 4 de agosto, sobre jornalismo e edição de jornais impresso e online, com a editora-chefe do Jornal da Chapada, Deninha Fernandes. A escola funciona no Instituto do Ser, que fica na Avenida Brigadeiro Gomes, no centro da cidade. Essa palestra foi uma iniciativa da mentora do instituto, a líder coach Tayanne Cavalcante, como culminância de um projeto educacional que visa a confecção de um jornal pelas crianças em homenagem ao Dia dos Pais, comemorado no domingo – dia 13. “É sempre muito prazeroso falar do nosso ofício e fica mais ainda quando falamos para crianças”, afirmou Deninha. Ela falou do uso de metodologias respondendo aos vários questionamentos dos alunos.

Usamos como fonte os nossos instrumentos de trabalho como gravador, máquina fotográfica, agenda e o próprio Jornal da Chapada”, disse Fernandes – descrevendo a utilidade de cada uma dessas ferramentas na busca da notícia, produção de textos jornalísticos, além de explicar a diferença entre entrevista, artigo, opinião, editorial e outros modelos de textos, e também a montagem, edição e diagramação de um jornal impresso. A editora-chefe disse que buscou deixar claro para as crianças que editar um jornal é mais que transmitir a informação, é um exercício de cidadania. “E observamos o trabalho que é feito na Escolinha de Artes, que funciona também como um reforço escolar, ao ser questionada pelas crianças com questões elaboradas dentro do assunto explicado”, finalizou Deninha.

A Escolinha
A Escolinha de Artes hoje acompanha 36 crianças, com turmas na faixa etária de 2 a 12 anos, e funciona há oito anos, de segunda a sexta-feira das 14h às 18h. O objetivo da escola é oferecer um estudo de artes integradas, oferecendo oficinas de artes visuais, teatro, arte em movimento e literarte, além de um reforço escolar. “A nossa missão é fazer com que as crianças pensem diferente do que é padrão lá fora, formando o que podemos denominar de formadores de opiniões mirins”, ressaltou Tayanne. O corpo docente da Escolinha de Artes é formado por Tayanne Cavalcante e Alex Barbosa na coordenação das professoras Juliana Barros, Carina Barbosa e Andressa Santos.

 

Fonte:JornaldaChapada

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo