Política

ACM Neto se reúne com representantes de shoppings e ensaia reabertura

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), se reuniu ontem com representantes de shoppings em Salvador para avaliar a reabertura ou não dos estabelecimentos na capital baiana. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o feriado de Corpus Christi serviu como teste para a volta aos trabalhos seguindo protocolos de segurança.

“Aproveitei a manhã de feriado para participar de uma uma reunião com representantes do comércio e dos shoppings. A nossa maior preocupação, desde o início da pandemia, é com a preservação da vida, dos empregos e do setor produtivo”, escreveu o chefe do Executivo, no Twitter. O democrata soteropolitano defendeu que a volta seja feita com cautela. “É preciso agir com cautela porque a vida não se recupera. Quando tivermos segurança, vamos reconstruir um caminho de retorno. Tenham certeza que esse é o meu principal interesse”.

No início da semana, Neto negou os primeiros rumores que davam conta sobre uma possível volta dos shoppings em breve. Inclusive, foi ventilado que o retorno aconteceria no próximo dia 16 de junho. “Não tem nada decidido nesse sentido. Não sei de onde tiraram isso”, apontou na segunda-feira.

O rumor se intensificou após o Shopping da Bahia divulgar um vídeo institucional anunciando que está preparado para voltar a funcionar, seguindo protocolos de distanciamento social.  Segundo o prefeito, os indicadores mostram estabilidade nos dados relativos à capital. “Não tem havido oscilação significativa, nem no aumento e nem na redução da taxa de isolamento. Entendo eu que é o possível. Agora, quando você vai para as regiões sob os cuidados da prefeitura, aí a taxa de isolamento é muito maior”, acrescentou, na ocasião.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara, também disse que “a Casa Civil está coordenando o planejamento voltado para retomada econômica, que pressupõe a elaboração de protocolos, como foi para açougues, padarias casa de material de construção, etc.. estamos liberando setores econômicos sob forte rígido de protocolos”.

Em São Paulo e no Rio, os shoppings seguem um Protocolo de Operações elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em parceria com a área de consultoria do Sírio-Libanês, com mais de 20 medidas visando à saúde e à segurança de clientes, colaboradores e lojistas.

Conforme a orientação do Poder Público, em São Paulo, a operação foi iniciada com capacidade de pessoas limitada a 20% e horário de funcionamento reduzido a 4 horas diárias (das 16h às 20h). Já no Rio de Janeiro, há limite de um terço da capacidade dos estacionamentos e horário reduzido a 8 horas diárias (das 12h às 20h).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo