EducaçãoMunicípios

Seduc abre pré-inscrições de cursos profissionalizantes gratuitos para os estudantes da EJA em Feira de Santana

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nas escolas municipais de Feira de Santana, podem realizar a pré-inscrição para os cursos profissionalizantes que serão oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) assinou contrato com a instituição e já começa a realizar a inscrição dos alunos.

Para efetuar a pré-inscrição em um dos cursos, os estudantes devem responder até sábado (16) o formulário disponibilizado pela escola em que ele está matriculado. O início das aulas está previsto para 27 de julho, com prazo de término para 23 de setembro. As aulas ocorrerão em três dias por semana.

São oferecidas 200 vagas para quatro cursos para os estudantes do Estágio V da EJA – que equivale ao Ensino Fundamental Anos Finais. A carga horária total dos cursos é de 160 horas.

As vagas são distribuídas assim: no noturno, há opção para fazer o curso de porteiro e vigia, e no diurno, para promotor de vendas, recepcionista e cuidador de idosos.

A idade mínima para os cursos é variada. O de cuidador de idosos e porteiro/vigia é necessário ter idade mínima de 18 anos, enquanto para recepcionista e promotor de vendas é de 15 anos. Cada turma será composta por 20 estudantes.

CURSOS SERÃO PRESENCIAIS

Após a pré-inscrição virtual, os alunos selecionados serão direcionados pelas escolas para fazerem a matrícula presencial, em local e data que ainda serão definidos pela equipe da Seduc e do SENAC.

Os estudantes devem apresentar carteira de identidade; CPF; comprovante de residência e atestado de frequência.

As aulas serão ministradas no modelo presencial, obedecendo ao protocolo sanitário de prevenção à Covid-19, em uma das seguintes escolas municipais: Centro de Educação Monteiro Lobato (cuidador de idosos e recepcionista); Centro Integrado Municipal de Educação Joselito Amorim (porteiro e vigia); Ana Brandoa (recepcionista); e Ernestina Carneiro (promotor de vendas).

Esta é a primeira etapa da oferta de qualificação profissional para a EJA. No próximo mês de agosto, serão formadas mais turmas com diferentes especialidades.

G1

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo