Fortes chuvas enchem o Rio Paraguaçu e região

As fortes chuvas que atingem a Chapada Diamantina deixaram cheio o Rio Paraguaçu, em Andaraí, com muita água, conforme vídeo registrado por internautas e divulgado na sexta-feira (10). Além do Paraguaçu, o Rio Baiano, que corta a cidade chapadeira, também está com grande volume e chegou a transbordar.
Para quem não sabe, o Rio Paraguaçu é o maior rio totalmente baiano e nasce especificamente em Barra da Estiva, na região chapadeira. Desde outubro deste ano, a falta de chuva vinha ocasionando a redução de 95% do rio, ocasionando perdas de recursos na produção rural e prejuízos econômicos.
O baixo nível vinha ameaçando o abastecimento de água em 86 municípios baianos, por conta da falta de chuvas, mas também em razão do uso desordenado da água. Com isso, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) havia limitado em 50% o uso de água do rio.
 município chapadeiro de Andaraí vem sendo atingido por fortes chuvas, com ruas ficando totalmente alagadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deste fim de semana no município será nublado com pancadas de chuva e encoberto.

informações: Jornal da Chapada

COMPARTILHAR