Assessoria

Sessão especial proposta pelo deputado estadual Eduardo Salles homenageia os 30 anos do SENAR-BA

Para celebrar os 30 anos do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) da Bahia, completados em março deste ano, o deputado estadual Eduardo Salles promoveu nesta quinta-feira (28), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, uma sessão especial.

“São três décadas em que a instituição tem cumprido missões importantes para a população rural baiana: capacitar o homem do campo; qualificar a mão de obra rural; oferecer assistência técnica aos produtores; e empreender ações sociais que melhoram a qualidade de vida”, enumerou Eduardo Salles.

Fundamental para o abastecimento de milhões de pessoas, o SENAR-BA oferece aos produtores e trabalhadores rurais, assim como a seus familiares, cursos para formação profissional que proporcionam conhecimento teórico e prático para a melhora da produtividade e da qualidade dos alimentos.

Para a superintendente do Serviço de Aprendizagem Rural, Carine Magalhães, primeira mulher a ocupar o cargo, falar do SENAR está relacionado à transformação das vidas de quem vive no campo e do campo. “Essa é a nossa missão, vocação e lema. São inúmeras ações que são realizadas dentro do nosso estado e posso afirmar, com muito orgulho, que em cada um dos 417 municípios baianos, existe alguém que foi impactado por alguma iniciativa do SENAR-BA”, afirma.

Eduardo Salles ressalta ainda que o trabalho do SENAR-BA ganha destaque porque o Estado tem a maior população rural do país e produtores com diferentes perfis, que vão desde a agropecuária de precisão com o que há de mais moderno em tecnologia ao agricultor familiar que usa técnicas rudimentares na produção.

“O desenvolvimento da agropecuária garantiu a segurança alimentar, gerou excedente de produção que permitem a redução do preço dos produtos ao consumidor e a exportação, importante para a balança comercial, gera milhões de empregos e movimenta a economia”, destaca o deputado.

O SENAR-BA já realizou ações nos 417 municípios baianos nestes 30 anos de existência, totalizando mais de 200 mil pessoas atendidas. São mais de 1.300 técnicos e instrutores espalhados pelo Estado. Possui seis Centros de Capacitação Regional: Feira de Santana; Luís Eduardo Magalhães, Gandu; Senhor do Bonfim; Itamaraju; Juazeiro (referência nacional em fruticultura).

Para o superintendente do SEBRAE Bahia, Jorge Khoury, as parcerias são fundamentais para o crescimento de ações que resultam em desenvolvimento para nosso estado. “São inciativas assim que nos deixam felizes porque representam o reconhecimento e trabalho. E as ações conjuntas fortalecem e potencializam esse setor tão importante”, explica.

A partir de 2016 o SENAR-BA iniciou a oferta de cursos de educação forma para os municípios de base agropecuária e cursos técnicos e de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação.

A importância do SENAR para a agricultura e pecuária na Bahia foi reforçado pelo superintendente de Agricultura e Pesca (MAPA/SFA), Fábio Rodrigues, durante seu pronunciamento. “É o resultado de muito trabalho ao longo dos anos na formação profissional rural e de atividades de promoção social voltadas para o homem do campo. Temos um território imenso e com valiosas potencialidade na geração de emprego e renda e o SENAR trabalha nesse caminho”, reforçou.

“A agropecuária é responsável por quase um terço do PIB baiano e não tenho dúvidas que o trabalho do SENAR-BA foi preponderante para que esse setor se tornasse destaque na economia e responsável pela geração de milhares de empregos”, acrescentou Eduardo Salles.

Estiveram presentes também o diretor-geral da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária), Paulo Menezes; a superintendente do OCEB (Sistema e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia),Ially Carmo; o vice-presidente administrativo e financeiro da FAEB (Federação de Agricultura e Pecuária), Guilherme Moura; o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso; e demais autoridades.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo