Prefeito Ricardo Mascarenhas afirma estar “preparando Itaberaba para o futuro” e lista investimentos
O gestor do município fala de ações feitas durante o seu mandato e sobre os resultados e benefícios levados à população.
Em entrevista para o portal A Tarde, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), diz estar preparando o município portal de entrada da Chapada Diamantina para desafios maiores. Com foco na saúde, infraestrutura e capacitação de jovens, o gestor chapadeiro tem o objetivo de atrair empresas para a região.
Ricardo contou sobre os resultados durante o seu mandato e destacou os principais avanços. Na educação foram investidos R$ 16 milhões durante seis anos, construindo novas escolas, triplicando o número de creches, além de conceder uma boa estrutura para alunos estudarem nas salas de aula com refrigeração, laboratório de informática, química e biblioteca.
A saúde também foi um dos avanços citados pelo prefeito. “Após estabelecer uma atenção básica de 95%, conseguimos resgatar um hospital que estava fechado há 15 anos – o Hospital Regional de Itaberaba – que vai ser inaugurado neste mês de março com o apoio do Governo do Estado e também da policlínica que foi instalada no município, regionalizando assim a nossa saúde”.
A cidade tem mais sete praças em construção. A praça J.J.Seabra, que estava em situação precária, já passou por reforma e foi entregue à população. Segundo Ricardo, foram construídas quadras esportivas, 100 ruas foram calçadas e a rede de esgoto saiu de 5% para 75%.
A prefeitura do município de Itaberaba segue preparando intervenção na área de lazer e turismo, com lançamento do projeto de orla no açude da cidade, que terá o nome de ‘Orla Juracy Magalhães’.
Economia
De acordo com o prefeito, no início do seu mandato, o Grupo Dass (Fábrica de calçados) gerava apenas 800 postos de trabalho, mas passou a gerar 4 mil empregos diretos após a prefeitura, ao lado do governo estadual, conseguir resolver ações importantes da fábrica como energia, infraestrutura e água.
Outro ponto forte da economia no município é a liderança na produção de abacaxi. Com 3 mil hectares plantados e uma média de 60 milhões de frutos por ano. O funcionamento é por meio de um regime de cooperativa de agricultura familiar.
Ricardo Mascarenhas finaliza dizendo que sua principal meta durante o seu mandato é continuar investindo na saúde, e destaca que é uma das suas preocupações.