Núcleo da Agenda Bahia do Trabalho Decente chega aos territórios Piemonte do Paraguaçu e Bacia do Jacuípe
A cerimônia de instalação será nos dias 07 e 08 de novembro em Itaberaba e Ipirá
Os territórios de identidade Piemonte do Paraguaçu e Bacia do Jacuípe recebem um núcleo da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD) nesta terça-feira (07) e quarta-feira (08) nos municípios de Itaberaba e Ipirá, respectivamente. A cerimônia de implantação será no Hotel Bela Vista, em Itaberaba, e na Coordenação Municipal de Educação, em Ipirá, com início as 9h.
Os novos núcleos se somam a outros sete já instalados no segundo semestre de 2023. Até meados de 2024, todos os 27 territórios de identidade da Bahia vão contar com um núcleo, construindo uma rede de atuação para contribuir na elaboração de políticas públicas, no enfrentamento às condições de trabalho indignas.
Os núcleos são espaços que reúnem representações de trabalhadores, sindicatos, associações, empregadores, administrações municipais e órgãos parceiros como Ministério Público, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho. O objetivo é difundir o conceito de trabalho decente e obter contribuições para políticas públicas em observância aos contextos territoriais.
No turno manhã, as várias representações participam da mesa de abertura do evento e no turno da tarde, os participantes se dividem em grupos para debater as questões referentes ao trabalho decente, considerando a realidade local e os nove eixos que compõem a Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), entre esses eixos o enfrentamento ao trabalho análogo ao escravo e saúde e segurança do trabalhador.
Dados dos territórios
O Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu reúne quase 250 mil habitantes (249.070) distribuídos em 13 municípios, representando 1,8% da população do estado. Itaberaba é o segundo município mais populoso da região, somando mais de 65 mil habitantes, de acordo com o Censo 2022, mas tem a maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) do estado, representando 29,9% . Dados de 2020 indicam como principal atividade econômica o setor de comércio e serviços (84%), seguido da agropecuária (8,3%) e indústria (7,7%),
O território Bacia do Jacuípe reúne 15 municípios, totalizando uma população de mais de 265 mil habitantes (265.659), segundo Censo 2022, representando 1,9% da população da Bahia. O município de Ipirá é o mais populosoi do território com 56.873 habitantes e de maior participação no PIB (21,3%). Comércio e serviços também lideram a atividade econômica (81,9%). Em seguida o setor agropecuário (10,7%) e a indústria (7,4%).