JURANDY LOUVA NOSSA SENHORA DE SANTANA

O deputado Jurandy Oliveira(PP) registrou, na Assembleia Legislativa, moções de congratulações em louvor a Nossa Senhora Santana, padroeira dos municípios de Feira de Santana e Serrinha. Nos documentos, o parlamentar salienta a importância de Nossa Senhora para a religiosidade das duas importantes cidades baianas que costumam realizar missas e outras celebrações em comemoração aos festejos.

O mês de julho é tradicionalmente recebido com alegria pelos feirenses, em decorrência das homenagens a Nossa Senhora Santana, escreve o deputado, destacando a participação de milhares de fiéis na Igreja Matriz, que acompanham a alvorada com repique dos sinos e fogos de artifício, procissão, novenário e demais celebrações eucarísticas. A importância da padroeira, diz o deputado, pode ser vista em manifestação da paróquia local, que já emitiu a seguinte nota: “Sendo Padroeira de nosso município, este louvor de Santana é mais do que a festa de uma paróquia, mas deve reunir todos os seus filhos em uma grande celebração de fé e gratidão por Ela, que intercede por nós perante Cristo”. Nossa Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana e Serrinha, é homenageada pelo decano da ALBA

Nossa Senhora Santana é conhecida como a padroeira dos avós, assim como dos estudantes e da promoção da leitura. Sua imagem, inclusive, representa o ato de ensinar Maria a ler. A homenagem do dia da padroeira, afirma o decano da ALBA, “é um acontecimento de extrema relevância, que sensibiliza a todos, conservando a sua identidade por meio da manutenção dessa tradição, servindo de referência ao município e enchendo de sentido o cotidiano dos feirenses”.

Idêntica homenagem, em louvor a Nossa Senhora Santana, padroeira de Serrinha, foi apresentada pelo deputado Jurandy Oliveira. Na moção, ele frisa que, mesmo no momento atual de pandemia da Covid-19, é fundamental trazer à memória os momentos de louvor à padroeira, “para que se renove a sensibilidade cristã no olhar de todos que acreditam no poder da fé”. Segundo o autor da moção, diversas são as razões que estimulavam os fiéis a participarem dos tradicionais festejos, como o desejo de fazer pedidos, realizar agradecimentos e renovar os bons sentimentos.

O progressista destaca ainda que a população também busca aproximar os jovens da história cultural e religiosa da região, a fim de conscientizar a nova geração sobre o potencial de transformação que a fé exerce na vida daqueles que vivem de acordo com os ensinamentos divinos. O legislador ressalta também que a religiosidade é tão presente na vida dos serrinhenses que a igreja Matriz de Serrinha, concluída em 1780, possui uma inscrição de mármore no frontispício com os seguintes dizeres: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a Imaculada Conceição da Virgem Nossa Senhora concebida sem pecado original”.

Pelo exposto, finaliza o decano da Casa, “é justo que a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia proponha moção de congratulações pelos festejos em louvor a Nossa Senhora Santana, padroeira dos municípios de Serrinha e Feira de Santana”.

COMPARTILHAR