Rui Costa lança projeto “Água Doce” que beneficia várias regiões da Bahia
Transformar água salgada em água doce é o propósito do projeto “Água Doce”, que já beneficia desde 2010 o povoado Minuim, no nordeste da Bahia.
Na manhã desta sexta-feira (28/3), o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a implantação e recuperação de 145 sistemas de dessalinização.
Com investimento de cerca de R$ 220 mil, a unidade oferece água de qualidade para o consumo. Além de dessalinizar a água, o projeto garante água potável, com construções de cisternas e sistema de abastecimento.
É importante lembrar que o Projeto Água Doce prioriza regiões em situações mais críticas e faz parte do conjunto de ações do Plano Brasil sem Miséria.
O abastecimento de água no estado da Bahia é um assunto que vem sendo bastante discutido nos últimos tempos, principalmente após a crise hídrica que já afeta alguns lugares do Brasil. Quem já sobrevive com o Projeto Água Doce diz que talvez a “solução” para o planeta seja mesmo a dessalinização da água.
Na estação do Minuim , o sistema é integrado, desde a dessalinização da água, até a alimentação de animais.
A Água entra totalmente salgada no dessalinizador e sai potável, pronta para beber. A parte salgada, que sobrou desse processo, segue para um tanque para cultivo de peixe (sendo a tilápia a espécie que melhor se adaptou ao sistema). Essa é a parte ambiental do Programa.