Audiência pública para discutir criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina é aprovada na ALBA
A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) aprovou nesta terça-feira (31) a realização de uma audiência pública para discutir a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD). O encontro foi sugerido pelo deputado Eduardo Salles, presidente do colegiado. “Sabemos que é uma questão federal, mas, com a audiência, queremos lembrar a importância do tema e nos inserir nessa discussão”, alegou o parlamentar.
A proposta é que a criação da Universidade supra a necessidade de ensino superior para estudantes da região e ajude a alavancar a economia da Chapada Diamantina, que tem aproximadamente 370 mil habitantes em 24 cidades. Caso seja implantada, a UFCD terá campi nas cidades de Lençóis, Seabra, Ipirá, Rio de Contas e Morro do Chapéu. A audiência púbica foi aprovada por unanimidade e a data de realização do evento será marcada nas próximas sessões.
Outro ponto abordado pelos deputados do colegiado foi o dia das visitas aos municípios de Morro do Chapéu e Licínio de Almeida para conhecer projetos de sucesso no setor da educação e tentar difundi-los por todo o Estado. A Comissão de Educação visitará os municípios em maio: Morro do Chapéu no dia 14 e Licínio de Almeida, 21.