JURANDY OLIVEIRA SE CONGRATULA COM POVO DE BELMONTE


Por meio de moção de aplausos apresentada na Casa Legislativa, o deputado Jurandy Oliveira (PP) parabenizou Belmonte pela passagem do aniversário de emancipação política do município, comemorado em 23 de maio.

No documento, o parlamentar destacou origens e características geográficas, econômicas e culturais da cidade homenageada que, inicialmente pertencente à capitania de Porto Seguro, teve como primeiros habitantes os índios botocudos. Com a chegada dos colonos oriundos de Portugal e de outras partes da colônia, o povoamento da região se intensificou, formando-se o povoado São Pedro do Rio Grande.

“Em 11 de abril de 1718 foi criada a freguesia de Nossa Senhora do Carmo, posteriormente elevada à condição de vila (1764), com a denominação Nossa Senhora do Carmo do Belo Monte. Contudo, foi em de 1891 que Belmonte conquistou a sua emancipação, tornando-se um município baiano”, narrou.

Para Jurandy, a emancipação de Belmonte é uma conquista que deve ser lembrada com muita alegria, “já que tal acontecimento proporcionou maior autonomia para a região e estimulou o recebimento de recursos financeiros, que puderam ser revertidos em melhorias na qualidade de vida dos belmontenses”, comemorou.

COMPARTILHAR