Poluidores devem pagar, diz chefe da ONU, pede impostos para ajudar vítimas do clima
NAÇÕES UNIDAS (Reuters) – O chefe da ONU, Antonio Guterres, pediu nesta terça-feira aos países ricos que tributem lucros inesperados de empresas de combustíveis fósseis e usem esse dinheiro para ajudar países prejudicados pela crise climática e pessoas que estão lutando com o aumento dos preços de alimentos e energia.
Dirigindo-se a líderes mundiais na Assembleia Geral da ONU de 193 membros, o secretário-geral ativista do clima intensificou seus ataques às empresas de petróleo e gás, que viram seus lucros explodirem em dezenas de bilhões de dólares este ano.
“A indústria de combustíveis fósseis está se banqueteando com centenas de bilhões de dólares em subsídios e lucros inesperados, enquanto os orçamentos das famílias encolhem e nosso planeta queima”, disse ele.
“Os poluidores devem pagar”, acrescentou.
Enquanto Guterres novamente pressionava os países desenvolvidos a tributar os lucros inesperados dos combustíveis fósseis, desta vez ele também usou sua plataforma para explicar onde o dinheiro deveria ser gasto.
“Esses fundos devem ser redirecionados de duas maneiras: para países que sofrem perdas e danos causados ??pela crise climática; e para pessoas que lutam com o aumento dos preços de alimentos e energia”, disse ele na reunião anual de líderes mundiais em Nova York.
A Grã-Bretanha aprovou um imposto inesperado de 25% sobre os produtores de petróleo e gás no Mar do Norte, enquanto a União Europeia planeja arrecadar mais de 140 bilhões de euros para proteger os consumidores da disparada dos preços da energia, tributando os lucros inesperados de companhias petrolíferas e geradores elétricos. Os legisladores democratas dos EUA discutiram uma ideia semelhante, embora enfrente grandes dificuldades em um Congresso dividido.
*Com informações do Reuters