Brasil

Petrobras anuncia reajuste de 3% no preço da gasolina e 5% do diesel

Em “anúncio-surpresa”, a Petrobras (PETR3;PETR4) informou nesta noite o reajuste dos preços de diesel e gasolina a serem aplicados a partir de sexta-feira (7/11). A gasolina A terá um reajuste de 3% e o diesel vai ter um reajuste de 5%.

Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Confins e o tributo estadual ICMS, informou a companhia em comunicado.

O anúncio do reajuste era bastante esperado pelo mercado. A expectativa era do que o anúncio fosse feito na última sexta-feira, mas o assunto nem chegou a ser discutido. O conselho teria passado a reunião discutindo a pressão da PwC para ampliar as investigações internas.

A auditoria negou-se a liberar o balanço da companhia e ameaçou envolver orgãos reguladores e a Justiça dos Estados Unidos. Uma nova reuniãofoi realizada na última terça-feira (4/11) e foi informado que Guido Mantega teria dado o aval para reajustar a gasolina, mas que ele não seria feito naquela data. Com isso, a expectativa era de que o reajuste fosse definido só na próxima sexta-feira da semana que vem, data da próxima reunião; porém, houve o anúncio-surpresa na noite desta quinta-feira.

Após o reajuste, os papéis da companhia em Nova York registraram alta. O desempenho dos ADRs (American Depositary Receipts) da petrolífera na NYSE, bolsa de Nova York, é de alta no after market desta quinta. Os ADRs PBR, referentes aos papéis ordinários (PETR3) da estatal operam com alta de 1,49%, cotadas a US$ 10,89, às 19h30 (horário de Brasília).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo