Política

“Não vamos deixar acontecer na Bahia o que aconteceu no Brasil”, diz Jerônimo em Irecê

O pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues, afirmou que cada dia que passa é um direito do poco que vem se desmanchando no país. “Nós não vamos deixar acontecer na Bahia o que aconteceu no Brasil”. A declaração foi feita neste sábado, 09, em Plenária do PGP em Irecê, ao lado do pré-candidato a vice-governador Geraldo Júnior, e a senador, Otto Alencar. Participaram ainda da Plenária no Espaço Gran Fest, que ficou completamente lotado, 49 lideranças políticas, como prefeitos, deputados, vereadores e representantes de movimentos sociais.

Jerônimo afirmou, na ocasião, que o Programa de Governo Participativo será criado ouvindo as demandas e sugestões de moradores de todos os territórios de identidade do estado. “Nesses próximos seis meses temos que dialogar com as pessoas para definir qual o salto que vamos dar, porque agora nós teremos a parceria com Lula no governo federal, teremos um presidente que vai trabalhar pelas pessoas, que vai cuidar de gente. Queremos fazer uma Bahia inclusiva, uma Bahia para todos os baianos”, destacou Jerônimo ao informar que as propostas sugeridas pela população serão organizadas, definindo prioridades, políticas e novas ações para o Estado e que poderão integrar o Plano de Governo que será registrado na Justiça Eleitoral.

Pré-candidato a vice-governador, Geraldo Júnior falou sobre os potenciais da região de Irecê que podem fazer parte do PGP. “Irecê é uma cidade-polo para 28 municípios no seu entorno. E a sua agricultura e o setor de serviços são muito importantes para a economia e geração de emprego e renda na região. Estamos aqui também para ouvir os agricultores e trabalhadores do ramo de comércio e serviços para avaliar propostas a serem incorporadas no Programa de Governo Participativo (PGP). Afinal, a escuta à população dos diversos municípios da Bahia será a base para os programas que serão implantados pelo próximo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues”.

Presente na Plenária, o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, afirmou que o momento atual é o mais favorável para a vitória de Jerônimo nas eleições deste ano. “Vivemos momento melhor porque Jaques Wagner em 2006 pontuava, 4%, 6%, e Rui Costa, 8%, 9%, e, graças a nossa capacidade de resistência, Jerônimo já caminha a partir de 30%. Jeronimo reúne as principais e melhores características das nossas lideranças. De Wagner, essa capacidade de dialogar, de construir com quem pensa diferente; de Rui, a capacidade e trabalho, competência; e de Lula, a mesma origem. Jerônimo nasceu em Aiquara, teve que mudar para estudar, é um homem comum, foi secretário, ganhou a vida como professor e nunca deixou de pensar onde os seus dois pés pisam. A certeza da vitória está no coração do povo, que quer mais Bahia, mais desenvolvimento e igualdade.”

Participação – Participaram com propostas a representante quilombola da Conaq, Marilza; o estudante Vilker, representando a juventude; do segmento religioso, reverendo Celso Dourado; da Coopirecê e Raízes do Sertão, Evanei Martins e o presidente a Fetag, João da Cruz, que apresentou uma pauta com pedido para agricultura familiar e do trabalhador rural. O prefeito Orlando Amorim apresentou um documento com 30 itens, de diferentes temáticas, para que seja avaliado pela coordenação do programa de governo. Entre eles, o pedido de perenização dos rios Verde e Jacaré para aumentar a oferta de água na região e melhorar a produção rural.

Defensor do Rio São Francisco no Senado e durante toda sua vida política, o pré-candidato ao Senado, Otto Alencar, se comprometeu a destinar recursos de emenda do Senado para salvar os rios. “Assuma o Governo e prepare o projeto dessa obra”, disse o senador ao pré-candidato Jerônimo. “Com investimentos da infraestrutura, poços artesianos, estradas, com a ponte que Rui Costa acabou de inaugurar perto de Barra, essa obra que é uma obra de um governo e de um governador e ninguém pode se apropriar dela. Essa região precisa de outros caminhos, precisa de uma ligação dela, que é uma região central da Bahia, com norte do estado, ligando Juazeiro a Irecê, o que vai gerar emprego e desenvolvimento para a região de um povo trabalhador, que não se inquieta e que luta para produzir sua riqueza”.

Caravana do PGP – Além da cidade de Irecê e Seabra, neste domingo, 10, a caravana para discussão do PGP vai percorrer os 27 territórios de identidade da Bahia. Até 30 de abril, o pré-candidato terá agendas nos territórios da Bacia do Jacuípe, em Ipirá (dia 23), do Sisal, no município de Serrinha (dia 24), e no Metropolitano de Salvador, em Salvador, no dia 30. Nos meses de maio, junho e julho, a programação prevê também idas às cidades de Alagoinhas, Guanambi, Barreiras, Vitória da Conquista, Eunápolis, Juazeiro, Ribeira do Pombal, Itaberaba e Amargosa, dentre outras.

O prefeito Elmo Vaz, de Irecê, primeira cidade a receber os debates do PGP se disse orgulhoso de sediar o ponta pé inicial do Programa de Governo Participativo na Bahia e afirmou que os 16 anos de projeto de sucesso do PT no estado não cansam quando são 16 anos de carinho, 16 anos de amor, 16 anos de atenção.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo