BahiaCultura

Ivete, BaianaSystem, Ilê Aiyê e Brown protagonizam encontro inédito na abertura oficial do Carnaval na Praça Castro Alves

Foi dada a largada oficial para os festejos do maior Carnaval do mundo. Após o prefeito Bruno Reis entregar a chave da cidade ao Rei Momo, em cerimônia que contou com a participação de representantes dos Filhos de Gandhy, Muzenza, Banda Didá e Cortejo Afro, nesta quinta-feira (8), um encontro inédito entre Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Ilê Aiyê e BaianaSystem levou os foliões ao delírio na Praça Castro Alves.

Responsável por puxar os primeiros clássicos da folia deste ano, “Veveta” subiu ao trio e cantou inúmeros hits de sua brilhante carreira, além da novidade ‘Macetando’, que promete ser uma das favoritas para a música do Carnaval 2024.

“Estar presente neste encontro junto com Carlinhos Brown, BaianaSystem e o nosso grande aniversariante do ano, Ilê Aiyê, é muito importante para mim. É um encontro de muito respeito, carinho e felicidade, principalmente por saber que a gente está revivendo esse lugar tão importante para a gente, que é o Centro da cidade”, destacou a artista.

Com “Salvador Capital Afro” como tema da maior festa de rua do planeta, a Prefeitura de Salvador dedicou para este ano um investimento inédito para os blocos afro da cidade. A presença do Ilê Aiyê na abertura oficial, dividindo o trio com Carlinhos Brown, foi motivo de muito orgulho para Vovô, presidente do histórico bloco de matriz africana.

“Pela primeira vez um bloco afro participa da abertura do Carnaval, que era um privilégio restrito às bandas de Axé. Na comemoração dos 50 anos dos blocos afro, o Ilê Aiyê participar dessa abertura, para mim foi uma expectativa muito grande. O pessoal se preparou junto com os outros artistas e com certeza estamos proporcionando um grande espetáculo. É uma iniciativa que está de parabéns”, destacou Vovô.

Também estreante na abertura oficial do Carnaval, a banda BaianaSystem, comandante do icônico trio elétrico Navio Pirata, que completa 10 anos em 2024, destacou a força dos blocos de matriz africana para o Carnaval e toda a história de Salvador.

“Esses tambores gritam pela libertação, pela liberdade. Nós não damos voz aos movimentos afros. A verdade é que eles são a verdadeira voz da cidade. Cada toque de tambor, cada manifestação musical, só reforça que eles são a cidade. Eles libertaram a cidade”, afirmou o vocalista Russo Passapusso, emocionado.

Depois do encontro dos três trios, sendo um com Ivete, outro com Brown e um terceiro com BaianaSystem, os artistas, acompanhados dos vocalistas, percussionistas e dançarinas do Ilê, seguiram por um trecho da avenida Carlos Gomes arrastando um mar de foliões que estavam ansiosos para o início da festa. O fim do percurso foi as imediações da Casa d’Itália, nas proximidades do largo do Forte São Pedro.

Cole no Centro – Com o sucesso do ano passado, a Prefeitura de Salvador repetiu o investimento em atrações para o Centro. No primeiro dia de folia momesca. O circuito Osmar recebe o que chamamos de a Quinta do Samba, com blocos tradicionais ligados ao ritmo que desfilam pelas ruas do centro com irreverência e muita animação.

Além disso, o Centro contará também com Palco Multicultural, Arena do Samba, palco Axé Pelô, Coreto das Orquestras, a Varanda da Folia, palco Donas do Som, o After Batekoo, com o Pôr do Sol na Castro Alves, a Fantasia de Luxo e Originalidade, além das novidades que serão os palcos Salvador Capital Afro e Colorindo Salvador.

A Prefeitura Municipal também levará para o circuito as pipocas de Saulo, Ivete Sangalo, Psirico, Xanddy Harmonia, Léo Santana, Parangolé, Oh Polêmico, La Furia, O Poeta, Lincoln, Thiago Aquino, Escandurras, O Kanalha, Timbalada, Afrocidade, Groove da Laje, Marcia Castro, Alexandre Leão, Attooxxa, Orquestra Rumpilezz, A Dama, Quabales, Mambolada, Mudei de Nome e mais dezenas de outros nomes anunciados nesta manhã.

Confira a programação completa na Praça Castro Alves nos próximos dias

Sexta-feira, 9 de fevereiro

21h – Lazzo Matumbi

22h30 – Larissa Luz + Karol Conka

00h – Aloisio Menezes

1h – Batekoo Lunna Monty e Freshprincedabahia

Sábado, 10 de fevereiro

21h – Criolo

22h30 – ÀTTOOXXÁ

00h – Afrocidade

1h30 – Batekoo – Mirands e Kikelomo

Domingo, 11 de fevereiro

19h30 – Ilê Aiyê

21h – Baco Exu do Blues

22h30 – Marcia Castro

00h – Baile Que Calor – Nessa + Nininha Problemática + Groove da Laje

1h – Batekoo Klap e Jlz

Segunda-feira, 12 de fevereiro

20h – Didá

21h30 – Samba Trator

23h – Duquesa

00h30 – Batekoo lordbreu e Tia Carol

Terça-feira, 13 de fevereiro

19h – Mariene Castro

20h30 – Nessa + Lunna Monty + Afrobapho

22h – Diggo

23h30 – Yan Cloud

1h – Batekoo Kiara e Paulilo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo