Saúde

As pessoas precisam manter os cuidados de prevenção mesmo após tomar a vacina

O momento é de otimismo, mas exige cautela e cuidado com as ações de prevenção”, afirma infectologista

Mesmo depois de vacinadas, as pessoas ainda terão de continuar a usar máscara e a manter o distanciamento social por um bom tempo, até ocorrer uma redução drástica dos casos de Covid-19. O alerta é de Lauro Ferreira, infectologista e consultor da Central Nacional Unimed. A primeira etapa de vacinação contra o coronavírus, na Bahia, segue recomendações do Ministério da Saúde e prioriza trabalhadores da saúde, a população idosa com idade igual ou superior a 75 anos, idosos a partir de 60 anos que vivem em instituições de acolhimento (a exemplo dos abrigos), indígenas, aldeados e comunidades ribeirinhas (quando houver).

Os demais grupos populacionais terão de esperar a disponibilidade das vacinas, que serão encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Por isso, o momento é de otimismo, mas exige cautela e cuidado com as ações de prevenção da Covid-19. “Em um primeiro momento, apenas parte da população será vacinada, então, é fundamental dar continuidade ao uso da máscara, manter o isolamento e os cuidados de higiene. Este último hábito deve ser mantido como prevenção de muitas outras doenças também, além do novo coronavírus”, destaca Dr. Lauro.

“Além disso, não se sabe se as vacinas serão o suficiente para impedir a transmissão e tirar o novo coronavírus de circulação, ou se somente impedirão que as pessoas vacinadas adoeçam com a Covid-19”, afirma o médico. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo