ANIVERSÁRIO DE TUCANO – Jurandy Oliveira destacou avanços econômicos
“É um imenso privilégio para um parlamentar – diante da garra, altivez e força dos habitantes dessa região – festejar o aniversário de Tucano”, disse o deputado Jurandy Oliveira (PSL) na moção em homenagem à data de emancipação do município, 21 de março. Localizado na mesorregião do Nordeste baiano, Tucano tem uma população de 52.381 habitantes, distribuídos em uma área de 2.758 km². Economicamente, a cidade tem seu desenvolvimento na agricultura, no cultivo de milho e feijão.
Na pecuária destacam-se bovinos, ovinos e caprinos. Já no turismo, os distritos de Caldas do Jorro, famoso por suas águas quentes e medicinais; e Jorrinho, reconhecido pelo sabor incomparável do bode assado, atraem turistas de vários lugares do país. Tucano aparece também como centro artesanal, de derivados do couro, bolsas, carteiras, cintos e roupas. Sobre a nomenclatura do município, o deputado explica que nas matas que existiam no Nordeste da Bahia havia uma grande variedade de aves, dentre elas o tucano, que ganhou destaque e se tornou referência na região. Outra explicação para o nome da cidade está na existência de uma aldeia de índios chamada “tucanos”.
O município foi fundado com a denominação de Tucano pela Lei Provincial 51, de 21 de março de 1837, sendo desmembrado de Itapicuru. Expressando sua satisfação em poder “festejar um dos capítulos mais importantes da história de Tucano”, o deputado Jurandy Oliveira destaca o trabalho “incessante dos tucanenses na busca pela prosperidade, conquistando um vasto legado cultural, educacional, esportivo, econômico e político”, disse.