Transporte é suspenso em mais quatro municípios baianos

A partir deste sábado (9), o transporte coletivo estará suspenso em Aiquara, Boa Vista do Tupim, Nova Viçosa e Serrolândia. Não serão permitidas a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

A decisão, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (8), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. O decreto também autoriza a retomada do transporte em Água Fria, Almadina, Jaguaquara, Licínio de Almeida e Santa Luzia, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.

A Bahia totaliza 114 munic…
[10:22, 08/05/2020] Isac: Durante entrevista à imprensa de Jequié, Ipiaú e região, Rui detalha medidas do Estado e pede cooperação dos baianos

Em entrevista a emissoras de rádio das cidades de Jequié e Ipiaú, na manhã desta sexta-feira (8), o governador Rui Costa falou sobre os investimentos estaduais para conter o avanço da covid-19 e reforçou o pedido para que a população mantenha as recomendações de distanciamento social e fique em casa. “É fundamental que as pessoas tenham consciência de que só existe uma maneira de conter a expansão do vírus que é evitando o contato social”, disse Rui. A entrevista foi feita usando o recurso videoconferência.

Rui disse que está “abrindo leitos de média e alta complexidade em todas as regiões do Estado num esforço para garantir que nenhum baiano que precise de atendimento fique desamparado”. Entre os equipamentos em funcionamento, destaque para as UPAs em Ipiaú e de Gandu, ambas com respiradores e capacidade de receber e dar assistência aos pacientes. Em Jequié, houve ampliação da oferta de leitos no Hospital Prado Valadares e contratação de leitos no Hospital São Vicente, enfatiza o governador.

Desde 8 de abril, o Centro de Atendimento Covid-19 de Jequié está instalado no Hospital São Vicente e funcionando com dez leitos. Aberta 24 horas por dia, a unidade conta com uma equipe formada por 41 pessoas, em sua maioria profissionais de saúde. Também em Jequié, o Hospital Prado Valadares disponibiliza 21 leitos para atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus, sendo nove de UTI. Visando garantir a segurança de seus profissionais, a unidade de saúde está realizando testes rápidos para o vírus em funcionários da unidade. O resultado é conhecido em 20 minutos após a coleta de sangue, e é importante para definir a permanência do profissional de saúde no atendimento, prevenindo a disseminação do vírus na unidade.

Durante a entrevista, Rui salientou que a tecnologia também é outro importante aliado dos governos no combate ao novo coronavírus. O governador sugeriu que as pessoas busquem orientações e informações nas plataformas do Tele Coronavírus pelo telefone 155 e Monitora Covid na loja de aplicativos da Google Play Store. Com isso, o Estado tem mais ferramentas de gestão, monitoramento e maior velocidade e precisão no atendimentos dos casos da doença. “Lembre: se for sair, saia de máscara e use o aplicativo Monitora Covid, no seu celular, ou ligue para o número 155 para tirar dúvida porque o médico vai lhe atender”, recomendou o governador

COMPARTILHAR