SEXTA-FEIRA 14/10 TEM CAMPANHA CONTRA O GLAUCOMA EM IPIRÁ

O Programa para o Tratamento do Glaucoma do Governo Federal, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, chega a Ipirá, para atender pacientes do SUS. Com o tema ” Cuide-se! O Glaucoma leva a cegueira”, a campanha conta com o apoio do Instituto de Oftalmologia de Feira de Santana (IOFS).

Será feito um credenciamento dos pacientes do SUS que devem levar identidade, CPF, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência. Os atendimentos gratuitos acontecem nesta sexta-feira (14/10/2016, no Centro Médico de Ipirá, das 07hs30 às 16h.
O glaucoma é um grave problema de saúde pública apontado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como a segunda maior causa de cegueira no mundo que responde 13% dos casos de perda irreversível da visão. O Instituto de Oftalmologia de Feira de Santana (IOFS) aderiu a esse projeto de saúde pública e que trará grandes benefícios a população, já que o Glaucoma leva a cegueira e é irreversível.

É importante que o adulto, principalmente maior de 40 anos, faça regularmente a consulta com um oftalmologista-informa Dr.Jorge Gomes.
É importante que o adulto, principalmente maior de 40 anos, faça regularmente a consulta com um oftalmologista-informa Dr.Jorge Gomes.

O médico oftalmologista Dr. Jorge Gomes, explica que o glaucoma é uma doença hereditária. Trata-se de um aumento na pressão intraocular e, por ser indolor e silenciosa, é a maior causa de cegueira evitável no mundo, sendo descoberta somente em exames de rotina, às vezes, tarde demais. “É importante que o adulto, principalmente maior de 40 anos, faça regularmente a consulta com um oftalmologista e que não compre óculos em supermercados nem faça consultas em ópticas, já que somente o médico pode diagnosticar doenças como o glaucoma”, informa Dr.Jorge Gomes.
O trabalho da campanha, servirá como base para estatística acerca do glaucoma no município, “este Programa do Governo Federal beneficiará muitas pessoas que não podem se tratar devido ao alto preço dos colírios e o IOFS terá todas as condições para tratá-lo. Faremos uma triagem dos pacientes de Glaucoma.
Mesmo os que estejam em tratamento ou que pertençam a grupos de risco, devem fazer o cadastramento para que depois possam receber os colírios que iremos distribuir gratuitamente no Centro Médico de Ipirá” , destaca o médico Dr.Jorge Gomes.

A campanha tem o apoio da secretaria de saúde de Ipirá, da equipe do Centro Diagnóstico Dr.Jorge Gomes e da ABENG (Associação Beneficente Nina Gomes).

COMPARTILHAR