Política

Segundo turno em Conquista pode ser judicializado

O candidato derrotado no segundo turno em Vitória da Conquista (BA), Zé Raimundo decidiu contestar a reeleição de Herzem Gusmão

O candidato derrotado no segundo turno em Vitória da Conquista (BA), Zé Raimundo (PT) decidiu contestar a reeleição de Herzem Gusmão (MDB), obtida na eleição do último domingo. Nos bastidores, a oposição dava como certa a vitória horas antes da abertura da votação. O petista anunciou que a equipe jurídica do partido vai entrar com pedido de impugnação da diplomação do emedebista alegando que o ele supostamente se utilizou da máquina pública para conseguir votos.

“O que nós percebemos foi uma avalanche de estrutura de última hora, máquinas e pessoas estranhas andando nos povoados. Eu não posso dizer o que estavam fazendo lá, mas existiram obras de última hora para poder impressionar e, sobretudo, colocar medo na população. Já fizemos denúncias e vamos denunciar novamente, pedindo a impugnação do candidato”, declarou para a imprensa após o resultado das urnas.

Raimundo também explicou que o processo será para tentar inicialmente impugnar a diplomação, e posteriormente, se for diplomado, para impugnar o mandato. “Nossos advogados mudaram os institutos jurídicos necessários para a gente restaurar a verdade democrática que foi violentada em Vitória da conquista”.

Com 100% das urnas apuradas, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) e a vice Sheila Lemos venceram com 97.364 mil votos (54%). Enquanto Zé Raimundo e Luciana Oliveira receberam 82.942 votos (46%).

Gusmão, por sua vez, questionou as acusações feitas pelo adversário – classificando o caso como “apelação”. “Eu fui eleito até o dia 31 de dezembro. Portanto a máquina continua trabalhando. Ninguém utilizou de forma incorreta. Nós começamos a trabalhar em janeiro de 2017. Não entendi a apelação do candidato”, defendeu-se em coletiva de imprensa após a eleição.

Reeleito, o prefeito Herzem Gusmão Pereira inicia a reorganização do seu governo para os próximos quatro anos. Ele não descarta mudança em sua equipe, mas somente deve trocar um ou dois nomes. Em reportagem da Rádio UESB, ele também voltou a creditar os problemas do Transporte Coletivo Urbano Conquistense ao seu antecessor.

As próximas semanas podem trazer novos desdobramentos para o cenário local. Em uma postagem nas redes sociais ontem, Zé Raimundo deu o recado: “A nossa luta nunca termina. Será sempre assim. Nossos valores e nossas convicções continuam as mesmas. Vamos em frente!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo