Política

Raio Laser- Coluna do dia 27/04/2016

osvaldo lyra

Sem trégua 
O fato de o governador Rui Costa (PT) vir subindo o tom contra o virtual futuro presidente Michel Temer (PMDB-SP), sobretudo em eventos dos quais participa ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT), como aconteceu ontem, no CIA, deixa alguns de seus assessores e uma parte da classe política que o acompanha preocupados. É que temem retaliações a projetos importantes que a Bahia toca com recursos federais, dos quais o maior exemplo é a segunda etapa do metrô de Salvador, uma das vitrines do governo estadual. Outros acham que Rui Costa trabalha para ser um dos pontos de resistência ao futuro governo, ao qual o PT não deve dar trégua nos próximos seis meses.

Possibilidade
Enquanto Rui Costa abre a goela contra Michel Temer, ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador, mantém-se na mais autêntica muda com relação à governante que deve sair e o novo mandatário que deve assumir na hipótese de o Senado aprovar o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), como tudo indica que ocorrerá na segunda quinzena de maio.

MST no CAB
E por falar no governador Rui Costa, ele recebeu ontem, na Governadoria, líderes do MST, entre eles, o coordenador estadual, Evanildo Costa. O objetivo era dar encaminhamento a demandas em áreas consideradas prioritárias, tanto pelo Governo do Estado quanto pelo movimento. Investimentos públicos em educação, infraestrutura, acesso à água e habitação foram alguns dos assuntos tratados durante o encontro. O vice-governador João Leão e o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, também participaram da reunião. “O governador Rui Costa determinou que continuássemos o trabalho com o intuito de resolver as pendências”, afirmou Leão.

Isenção do IPTU
Integrantes da igreja Casa da Bênção e de outras religiões evangélicas se reuniram ontem (26), no Palácio Thomé de Souza, com o chefe de gabinete da Prefeitura, João Roma, com o secretário da Fazenda, Paulo Souto, para agradecer a concessão de isenção de IPTU para templos religiosos, dada pela Prefeitura em janeiro deste ano. A isenção contempla igrejas de todas as religiões, além dos terreiros de candomblé e centros espíritas.

Mais um?
A estratégia do governador Rui Costa (PT) de lançar diversas candidaturas na disputa pela prefeitura de Salvador ganhou novo personagem ontem. O presidente do PP baiano e vice-governador do estado, João Leão, anunciou que o ex-superintendente da Sucom, Cláudio Silva, é a aposta da legenda progressista. “Se você tem um quadro competente, é Cláudio Silva. É uma pessoa que tem uma competência muito grande, demonstrou isso à frente da Sucom, à frente da Secretaria de Educação de Salvador. Se ele quiser ser o candidato do PP, vamos apoiá-lo para ser o candidato”, frisou o progressista.

Confronto
O deputado federal Arthur Maia (PPS) confrontou o presidente do Parlasul (Parlamento do Mercosul), Jorge Taiana, em reunião no Uruguai, na manhã de ontem, questionando sua autoridade para declarar, em nome do colegiado, que o impeachment da presidente Dilma Rousseff seria um golpe parlamentar. “Sua declaração foi irresponsável”, disse Maia, se dirigindo diretamente a Taiana. “O senhor não tem direito de usar o Parlasul para emitir sua posição pessoal”.

Protesto
O deputado do PPS protestou contra o fato de o site da instituição ter sido usado para reproduzir as declarações de Taiana, como se aquela fosse a posição do Parlasul. “Nós, parlamentares que apoiamos o impeachment, queremos que o senhor retire a nota infeliz, desautorizada e precipitada do sítio do Parlasul”, afirmou Arthur Maia. Taiana concordou em excluir o texto. Antes mesmo do término da reunião, a nota já havia sido retirada.

Mais uma
Nos estertores do governo Dilma Rousseff (PT), mais uma notícia negativa relativa ao governo, desta vez com respeito à aviação brasileira, cujo grau de segurança acaba de ser rebaixado pela federação internacional de pilotos. O fato de políticos – e não técnicos – comandarem a Agência Nacional de Aviação Civil é apontado como um dos motivos para a decisão, que identifica riscos cortando os céus brasileiros por meio de balões.

Lançamento
“O Que O Cinema Nos Diz” é o título do livro que o baiano Luiz Fisher lança hoje, a partir das 17h, na Livraria Cultura do Shopping Salvador. Publicado pela Editora Quarteto, o livro presenteia seus leitores com uma vasta seleção de obras cinematográficas e citações de frases e diálogos extraídas de filmes clássicos até os mais contemporâneos.

Filme
Por falar em cinema, a “cinematográfica” Operação Lava Jato vai chegar às telas de cinema ainda neste ano. O filme “Polícia Federal – A lei é para todos”, uma superprodução de R$ 12 milhões, da produtora carioca New Group & Raconto e associados, será um thriller policial político fortemente inspirado em fatos reais. Os produtores começaram a trabalhar no projeto há oito meses e as filmagens acontecem em agosto e setembro em Brasília, Curitiba, Rio, São Paulo e São Luís.

Voos
Um acordo de parceria entre a TAP Portugal e a Azul Linhas Aéreas facilitará voos de Portugal para o município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Os voos terão conexão em Salvador, vindos de Lisboa direto para a Bahia. A parceria foi firmada desde o final de 2015, quando a TAP foi comprada pela Gateway, grupo do qual a empresa Azul faz parte. No aeroporto Horácio de Matos, em Lençóis, já existem voos regulares a partir de Salvador, São Paulo e Belo Horizonte (Confins).

Homenagem
Em reconhecimento a sua trajetória política, a Câmara de Salvador realiza nesta quinta-feira, dia 28,  em sessão solene, a outorga da Medalha Thomé de Souza ao secretário da Administração Penitenciária do Estado, Nestor Duarte Neto. A iniciativa da homenagem foi do vereador Arnando Lessa (PT). A cerimônia acontecerá no Plenário Cosme de Farias, no Paço Municipal.

Crédito
Foi aprovada ontem (26), na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, a autorização para a operação de crédito externo para o estado da Bahia no valor de US$ 200 milhões. O senador Walter Pinheiro (sem partido) entrou com pedido de tramitação com urgência para que a operação de crédito fosse apreciada ainda ontem no plenário da Casa. “Já há um entendimento com o presidente Renan Calheiros para a inclusão dos créditos aprovados na sessão plenária, com a aprovação da urgência pelo colegiado”, completou Pinheiro.

Tramitação
Os recursos são do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e destinados ao financiamento parcial da segunda etapa do Programa de Manutenção de Rodovias Estaduais da Bahia (Premar II). Na reunião da comissão, o relator da matéria, senador Fernando Bezerra (PSB/PE), elogiou o acompanhamento de Pinheiro para acelerar a tramitação da mesma. O objetivo do programa é melhorar a eficiência e a segurança dos transportes e da logística na Bahia.

Bem lembrado 
Cotado para o Ministério da Integração Nacional antes do julgamento do impeachment de Dilma Rousseff pela Câmara dos Deputados, o deputado federal Cacá Leão, do PP, volta a ser lembrado para o cargo no eventual governo Michel Temer (PMDB). Cacá foi um dos dois parlamentares do PP que se abstiveram de votar contra o impeachment ao lado do colega de bancada baiana Mário Negromonte Jr.

Ironia
Pelo visto, o fato de Cacá Leão não ter votado nem a favor nem contra o impeachment favoreceu imensamente o parlamentar e seu grupo no PP, ironiza um parlamentar petista da Bahia, assegurando que o fato do nome do deputado do PP ter passado a circular com intensidade em Brasília e na Bahia só pode ser uma piada de mau gosto de que não gosta de Michel Temer.

Cicerone
Não chamem para a mesma mesa o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) e o governador Rui Costa (PT). Os dois não conseguem convergir nem em relação à cor do cafezinho da Assembleia Legislativa. Aliás, a cada petardo que Rui lança contra Michel Temer, Aleluia dirige três na direção do governador baiano, que ontem ciceroneou Dilma Rousseff em Simões Filho.

CEPA
O CEPA realiza neste sábado (30), às 14h, na sede da instituição, no Barbalho, a sétima aula do curso de Filosofia das Religiões com tema: Zoroastrismo, ministrada pelo professor Germano Machado e Elder Santos. Logo após, acontecerá um sarau com integrantes da instituição.

Baixa do Fiscal 
As obras de requalificação da Rua Luiz Maria, na Baixa do Fiscal, serão entregues nessa quinta (28), às 9h, pelo prefeito ACM Neto. O vereador Orlando Palhinha (DEM), que pleiteou a obra à prefeitura e que vem acompanhando de perto cada etapa da intervenção, estará presente na ocasião para comemorar mais essa conquista para a população. A Baixa do Fiscal é a região que recebe a maior parte do fluxo de veículos da cidade, que trafega entre o Centro e a Suburbana e sempre sofreu com muitos engarrafamentos e, principalmente, alagamentos em períodos de fortes chuvas. A via terá uma de suas pistas seguindo no sentido Suburbana e a outra em direção à Calçada.

Menos assaltos I
Com 568 roubos a ônibus registrados em Salvador de 1º de janeiro até o último domingo (24), numa média de 5,1 assaltos por dia, conforme noticiou a Tribuna ontem, a vereadora Kátia Alves reiterou a importância de se investir em alternativas para reduzir essa modalidade de crime, cuja recorrência tem aterrorizado a população da capital.

Menos assaltos II
A democrata apresentou recentemente à Câmara Municipal um projeto que sugere a implantação de sistema de cobrança por cartão de crédito e débito nos ônibus da cidade, com o objetivo de coibir tais práticas criminosas. “A proposta de indicação à prefeitura, caso posta em prática, irá oferecer mais uma opção de pagamento aos usuários de transporte, diminuindo a circulação de dinheiro nos ônibus, dando maior segurança a passageiros, motoristas e cobradores”.

Convocação
A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, ontem, a convocação do superintendente de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Administração (SAEB), Adriano Tambone, para falar na próxima terça (3) sobre a situação funcional dos servidores do antigo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), extinto há um ano pela reforma administrativa do governador Rui Costa. Pairam sobre o caso denúncias de perseguição e assédio moral, que causaram transtornos entre a categoria, como problemas de saúde, incluindo depressão, que acometeram funcionários mais idosos, segundo o sindicato da categoria.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo