PCdoB e PP adiam anúncio de chapa à prefeitura de Salvador

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) confirmou que vai sair coligada com o PP e o deputado Niltinho na eleição de 2020 para a Prefeitura de Salvador, mas não revelaram quem será o vice. O anúncio foi feito em coletiva virtual, na tarde de ontem. A dupla promete fazer uma aliança “plural” para garantir uma alternativa ampla.

Olívia e Niltinho vêm dialogando desde o ano passado e terá o desafio principal de polarizar com o pré-candidato do DEM, Bruno Reis. O evento contou com as presenças do vice-governador João Leão (PP), da deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e outras figuras ilustres das duas siglas.

“Estaremos juntos nessa luta pela conquista de Salvador. […] A nossa aliança é para valer”, disse Leão, na abertura do evento. Segundo ele, o PP pretende fazer cinco ou seis candidatos a vereador em Salvador.

Niltinho comemorou a aliança. “Tenho absoluta certeza que esse momento vai marcar a história. Vamos caminhar para a vitória”, bradou. “Trabalhei muito para estar aqui hoje. Sei que Olívia também. Essa construção foi feita lado a lado com o povo. Salvador pede mais. […] Fico muito feliz Olívia de fazer essa dobradinha com você. Esse seu sorriso é contagiante. Talvez a gente vai sentir falta do contato. A gente vai se adaptando, caminhando juntos, utilizando as redes sociais também”.

O deputado, que terá o papel de fazer a interlocução com o empresariado soteropolitano, pediu a criação de um plano de ação urgente para a recuperação da economia da capital. “Esse setor produtivo é muito importante para que a gente possa resgatar o crescimento. […] Sem sombra de dúvidas, faremos a melhor gestão da capital de Salvador”.

Olívia, por sua vez, começou a fala agradecendo o empenho dos correligionários e também se mostrou confiante com a vitória. “Niltinho, você que é meu colega na Assembleia, temos uma caminhada juntos. Não é de agora que falamos sobre essa possibilidade de o PCdoB e o PP marcharem juntos em Salvador. Finalmente chegamos ao momento de fazer o anúncio”, ressaltou. “Tenho certeza que vamos fazer uma caminhada ainda maior. Representamos uma novidade na política. Temos as nossas histórias próprias”.

A comunista fez um aceno para as instituições empresariais. “É bonito unir numa chama um homem com a sua história e uma mulher com a minha história. Tenho uma trajetória de militância no PCdoB. Nunca tive outro partido”, ressaltou.

VICE

Os pré-candidatos à prefeitura de Salvador não anunciaram quem será o cabeça e o vice na aliança firmada entre PCdoB e PP. Existia a expectativa que os dois postulantes também fizessem o anúncio.

O evento restringiu-se a confirmar a aliança entre os dois partidos, que já havia sido divulgada pela própria sigla comunista anteriormente. “Estamos abertos a participações. Até a convenção, temos uma construção a fazer”, declarou Olívia. “Vamos continuar conversando”, afirmou Niltinho.

Nos bastidores, o cenário mais provável que está sendo ventilado é Olívia na cabeça de chapa, uma vez que ela pontua bem nas pesquisas. Niltinho terá o papel de “suavizar” a imagem da postulante, que é ligada a movimentos sociais, entre o empresariado.

DESCULPAS

João Leão aproveitou a ocasião pediu desculpas por não ter apoiado a pré-candidatura de Alice Portugal na corrida eleitoral de 2016. “Não marchei junto com Alice da outra vez, peço até desculpas a ela”, disse Leão, afirmando não se recordar o motivo de as duas siglas não terem caminhado juntas naquele pleito.

Neste momento, Alice interferiu: “Você gostou mais de Cláudio Silva”, lembrou. Cláudio foi lançado pelo PP naquele ano. Leão emendou: “Mas eu gosto muito de você. Para mim, seria muito mais interessante ficar com você”.

Por: Henrique Brinco da Tribuna da Bahia

COMPARTILHAR