Ocupação em UTIs na Bahia chega a 80% e Rui Costa endurece toque de recolher
A partir de amanhã (22), sobe para 381 o número de municípios baianos incluídos na medida que restringirá a circulação de pessoas das 20h às 5h.
Conforme havia prometido, o governador Rui Costa anunciou na tarde desde domingo (21), por meio de sua conta do Twitter, o endurecimento do toque de recolher no estado, em função do aumento na ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), disponíveis para o tratamento da Covid-19, que chegou a 80%. Com o novo decreto, sobe para 381 o número de munícipios baianos em que a restrição na circulação de pessoas nas ruas passa a valer das 20h às 5h, até o próximo dia 28 de fevereiro.
Para bares e restaurantes, o atendimento presencial será permitido até às 18h e as entregas por delivery até às 23h. Já os transportes metropolitanos terão circulação até às 20h30 e adiciona novos municípios a medida.
“Infelizmente, alcançamos a marca de 80% de ocupação dos leitos de UTI na #Bahia e a consequência será a ampliação do horário do toque de recolher. A partir desta segunda, dia 22, a restrição será das 20h às 5h. A região Oeste será a única exceção na atualização do decreto”, escreveu o governador Rui Costa.
“O atendimento presencial em bares e restaurantes será até 18h. O funcionamento do transporte metropolitano até 20h30. Delivery de alimentos até 23h. Medidas visam conter avanço do coronavírus. Estamos vivendo um momento extremamente grave e conto com a compreensão de todos”, completou.
A atualização do decreto nº 20.233, que instituiu o toque de recolher, será publicada em edição suplementar online do Diário Oficial do Estado (DOE) deste domingo (21). Conforme o decreto, no período das 20h às 5h, é permitido o deslocamento somente para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência.
Não são alcançados pelo decreto os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; os serviços delivery de farmácia e medicamentos; e as atividades profissionais de transporte privado de passageiros.
Fiscalização
Aqueles que descumprirem a medida podem ser autuados nos artigos 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e 330 (desobedecer a ordem legal de funcionário público) do Código Penal.
A população pode contribuir com a fiscalização. Denúncias para a Polícia Militar da Bahia (PMBA) devem ser feitas pelo 190 ou (71) 3235-0000, na capital, e pelo 181, no interior do estado. A denúncia é anônima.
Confira as cidades que vão fazer parte do toque de recolher a partir de amanhã:
América Dourada
Barra do Mendes
Barro Alto
Caem
Carfanaum
Caldeirão Grande
Canarana
Capim Grosso
Central
Gentio do Ouro
Ibipeba
Ibititá
Irecê
Itaguaçu da Bahia
Jacobina
João Dourado
Jussara
Lapão
Mairi
Miguel Calmon
Mirangaba
Morro do Chapéu
Mulungu do Morro
Ourolândia
Piritiba
Presidente Dultra
Quixabeira
São Gabriel
São José do Jacuípe
Saúde
Serrolândia
Tapiramutá
Uibai
Umburanas
Várzea da Roça
Várzea do Poço
Várzea Nova
Xique-Xique
Matéria atualizada às 18h40 para inclusão da lista de cidades inseridas no decreto.