Mucugê confirma primeiro caso de infecção por coronavírus; equipe de saúde já tinha isolado paciente

"/>

POR JORNAL DA CHAPADA

O município de Mucugê, na Chapada Diamantina, teve o primeiro caso de infecção por Covid-19 confirmado nesta segunda-feira (20). A informação foi passada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio de boletim enviado ao Jornal da Chapada. Conforme os dados divulgados, o caso é de um jovem com histórico de viagem para o Ceará e o teste do Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) foi que deu certeza da presença do novo coronavírus.

“[Ele] foi avaliado pela equipe de saúde, coletado as amostras da nasofaringe e orofaringe, encaminhadas ao Lacen-BA e, de imediato, [o rapaz] foi isolado em seu domicílio – com assinatura do Termo de isolamento – e dado as devidas orientações. O mesmo passa bem, em sua residência, onde está sendo acompanhado por toda a equipe de saúde”, informa o boletim enviado pelo secretário municipal, Igor Teles.

O titular foi procurado pelo Jornal da Chapada, confirmou todos os dados e detalhou o que já foi realizado para conter o vírus. “O caso confirmado no município é de um caminhoneiro de 28 anos que esteve em Fortaleza a trabalho e, durante seu retorno, apresentou febre, tosse e perda do olfato. Porém, chegando em Mucugê, já estava assintomático, mas ainda assim, conscientemente, achou por bem procurar o serviço médico para relatar seu caso”, salienta o secretário.

Conforme Igor Teles, o paciente “já estava isolado em seu domicílio na zona rural anteriormente – juntamente com sua família e recebendo suporte de toda a equipe de saúde do município”. A Secretaria de Saúde continua com o plano e ações de prevenção por todo município e seguindo rigorosamente os protocolos. “Contamos com apoio de toda a população nos cuidados higiênicos, evitando aglomerações e só saindo de casa se for de extrema necessidade”, completa.

Jornal da Chapada

COMPARTILHAR