MELHOR COBERTURA JORNALÍSTICA DO LEGISLATIVO EM 2021 SERÁ ESCOLHIDA NESTA QUARTA-FEIRA

Os jornalistas encarregados da cobertura das atividades da Assembleia Legislativa escolhem nesta quarta-feira (1º), pelo voto secreto, os quatro deputados que mais se destacaram nos trabalhos em 2021. Poderão votar os profissionais credenciados junto ao Comitê Jornalista Edson Alves de Imprensa durante todo o dia, pois a urna será selada às 9h, seguindo a votação sem interrupção até as 17h, quando será feita a escrutinação e a divulgação dos resultados.

No ano passado, o Legislativo manteve as votações e os debates de forma virtual, através do Sistema de Deliberação Remota (SDR), bem como as demais atividades legislativas e administrativas, mas, ainda assim, por conta da pandemia da Covid-19, a votação foi suspensa. A diretoria do Comitê decidiu não realizar essa eleição, pois os jornalistas setoristas consideraram difícil identificar ações individuais dos parlamentares. Agora, com a maior familiaridade com o mundo virtual e a progressiva ampliação das ações presenciais ou semipresenciais na ALBA, o processo de escolha ficou facilitado.

VOTO REMOTO

Para a escolha dos profissionais de imprensa que melhor cobriram os trabalhos da Assembleia em 2021, está sendo finalizado pela Assessoria de Comunicação Social um dispositivo que permitirá aos deputados que não puderem comparecer à sessão (com data ainda a definir) votar através de computador. Para o presidente Adolfo Menezes, a definição dos vencedores e a entrega dos prêmios ultrapassam o caráter da confraternização de final de ano, consistindo mesmo num incentivo para as boas práticas no âmbito jornalístico e legislativo, numa competição saudável em busca do melhor.

Os deputados eleitos como destaques recebem diferentes troféus, a depender do tipo de veículo de comunicação com quem mantém vínculo. Os prêmios levam os nomes de jornalistas proeminentes já falecidos que a ALBA decidiu homenagear. Para a mídia escrita, é dedicado o troféu Quintino de Carvalho. O troféu Wilson Menezes é entregue a um profissional com atuação em emissoras de rádio ou televisão e, finalmente, o troféu Armando Lobracci Neto será entregue ao profissional de sites ou blogs que melhor realizar a cobertura eletrônica do Legislativo. Já os parlamentares destaques de 2021 receberão os troféus Imprensa.

Como o universo de votação é restrito, pois abrange apenas deputados estaduais e profissionais credenciados junto ao Comitê de Imprensa, a ocorrência de empates não é incomum, sendo praxe a entrega dos prêmios a todos os envolvidos em eventuais empates. A entrega desses troféus é conjunta e tradicionalmente acontece em meado de dezembro, quando a proposta orçamentária costuma ser votada, mas a data ainda não foi fixada pelo Comitê de Imprensa e Mesa Diretora.

COMPARTILHAR