Liga formaliza fim do Campeonato Francês e declara PSG campeão da temporada 2019/20

Time de Neymar, Thiago Silva e Marquinhos fica com terceiro título seguido, o nono de sua história, Olympique termina em segundo lugar e volta à Champions com estreante Rennes.

Em votação com seus membros nesta quinta-feira, a Liga de Futebol Profissional da França (LFP) formalizou o que estava praticamente decidido: o Campeonato Francês 2019/20 não será retomado. Assim, declarou o Paris Saint-Germain campeão da temporada interrompida em 8 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. É o terceiro título seguido da equipe de Neymar, o nono da história do clube. O presidente Nasser Al-Khelaïfi dedicou a conquista aos profissionais de saúde.

– Gostaríamos de dedicar este título da Ligue 1 2019/2020 à equipe de saúde e a todos os heróis da linha de frente, cujo compromisso e auto-sacrifício por muitas semanas conquistaram nossa mais profunda admiração. Entendemos, respeitamos e apoiamos as decisões tomadas pelo governo francês para encerrar o campeonato. A saúde, como o governo sempre disse, deve ser a prioridade de todos – disse o dirigente em comunicado oficial do clube.

Foi credenciado ao Olympique de Marselha o segundo lugar, classificando o time diretamente para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões da Europa. O Rennes ficou em terceiro, garantindo pela primeira vez na sua história uma vaga na Champions, ainda que na fase preliminar. Em vez de quatro, só duas equipes foram rebaixadas: Amiens e Toulouse.

Como a competição foi interrompida na 28ª rodada e só PSG e Strasbourg não conseguiram se enfrentar no dia 8 de março, sendo que essa diferença não afetaria qualquer das partes-chave da classificação final, o critério de pontos por jogo foi aplicado e praticamente replicou a classificação de quando o calendário de partidas parou.

– O ranking leva em consideração um índice de desempenho de acordo com o número de pontos marcados em todas as partidas disputadas. Para determinar os laços nesse índice de desempenho, confrontos específicos foram usados. É a mesma regra adotada pela Federação Francesa de Futebol – disse Didier Quillot, diretor executivo da LFP.

O Lorient foi declarado campeão da segunda divisão e vai jogar na elite na próxima temporada, assim como o Lens.

Finais das Copas e temporada 20/21 em agosto

Encerrada uma, planos para outra. Os dirigentes da LFP afirmaram que pretendem iniciar a próxima temporada da primeira e segunda divisão do Campeonato Francês no mais tardar no fim de semana de 22 e 23 de agosto. A data certa será decidida ainda em consulta com as donas do direito de transmissão das competições.

– Com esse respiro, existe “um euro”. Demora 10 meses para criar um calendário sem muitas correspondências nos dias úteis e datas reprogramadas. Se pudermos retomar antes e abrigar as duas finais, da Copa da França e da Copa da Liga, iremos. No desenvolvimento do calendário, 2019/2020 está concluído, nós nos projetamos em 2020/2021 – disse Didier Quillot, diretor executivo da LFP.

COMPARTILHAR