Levantamento indica falta de manutenção e produtos no laboratório municipal de Irecê
Na manhã dessa terça-feira (17 de janeiro) foi apresentada a imprensa um levantamento realizado pelo laboratório municipal de Irecê, apontando que a maioria dos equipamentos do local encontram-se em estado de abandono, sem a manutenção adequada. O estudo aponta ainda uma grande quantidade de reagentes químicos vencidos, o que impossibilita a operação das máquinas que deveriam estar em funcionamento.
“Encontramos alguns equipamentos laboratoriais no chão, abandonados, com aspecto de que estavam há três ou quatro anos sem uso”, afirma o coordenador do laboratório, Paulo Sérgio Ribeiro, que emenda: “Tínhamos falta até de água destilada para uso nas máquinas do laboratório”.
De acordo com coordenador, a ausência do reagente compromete a demanda de serviços. “O setor de marcação não consegue marcar os exames porque o laboratório não consegue operar com sua capacidade mínima”, detalha. “Hoje, atuamos com apenas 5% da nossa capacidade”.
Paulo Sérgio explica que foi solicitado, através de ofício, um técnico para avaliar as condições dos equipamentos para devolvê-los em perfeito estado para a população, mas ainda não há uma projeção de custo para o conserto, que depende de relatório técnico para execução.
Ainda segundo o responsável pelo laboratório, o município possui, atualmente, uma licitação para a compra de reagentes químicos, no entanto, o prazo para a chegada é de até 15 dias. “O aparelho que realiza hemograma (exame que avalia as células sanguíneas de um paciente) é prejudicado sem o reagente químico, uma vez que sem uso, a mangueira entra em estado de cristalização”, destaca. “Não entendemos porque a gestão municipal anterior não repôs o estoque e deixou esses itens vencerem”, finaliza Paulo Sérgio.