JURANDY OLIVEIRA RESSALTA CONQUISTA EMANCIPATÓRIA DE MURITIBA

O deputado Jurandy Oliveira (PP) apresentou moção de aplausos ao município de Muritiba, pela passagem do aniversário de sua emancipação, que será comemorada no dia 8 de agosto. No documento, protocolado na Casa Legislativa, o parlamentar relatou fatos da história do município, conhecido pela tradicional festa religiosa do Senhor do Bonfim, e elogiou o perfil hospitaleiro e acolhedor dos seus moradores.

Sobre a história de Muritiba, Jurandy relembrou a chegada dos exploradores portugueses e jesuítas à região de Cachoeira e São Félix, o decreto assinado em 1889, pelo então governador do Estado, Manoel Vitorino, passando Muritiba passou à condição de distrito de São Félix, e a conquista da autonomia, em 8 de agosto de 1919, quando foi elevado à categoria de vila e município e desmembrada de São Félix. Entre os que lutaram pela independência, o legislador destacou o Major José Antônio da Silva Castro, avô do poeta Castro Alves.

“É um privilégio acompanhar a trajetória de Muritiba e saudar os seus habitantes pela conquista da emancipação. Salve! Salve o dia 8 de agosto. Salve! Salve o dia da história de nossa terra. Salve! Salve seus filhos abençoados, nome que a glória desta gleba encerra!”, festejou o parlamentar, citando versos do hino do município.

COMPARTILHAR