Jurandy Oliveira felicita aniversário de Caetanos
“É uma imensa satisfação festejar um dos capítulos mais importantes da história de Caetanos, que se desenvolveu pelo constante trabalho e empenho dos caetanenses, responsáveis pela formação de um vasto legado cultural, educacional, esportivo e político”. Assim o deputado Jurandy Oliveira começou a moção de congratulação ao município de Caetanos, que comemorou em 8 de janeiro, 28 anos de emancipação política e administrativa.
O parlamentar informa que o município, que tem uma população de mais de 16 mil habitantes, localizado no centro-sul baiano, limita-se com os municípios de Anagé, Mirante, Bom Jesus da Serra e Tanhaçu.
No seu documento, Jurandy Oliveira salienta os aspectos históricos, destacando que Caetanos se originou de um pequeno vilarejo, formado a partir da chegada dos irmãos João e José Caetanos e suas respectivas famílias, que se instalaram onde hoje é a Praça da Matriz. O deputado diz que eles construíram as suas casas e deram origem a uma pequena vila que recebeu o nome de Caetanos. Jurandy Oliveira fala do papel dos primeiros fundadores, destacando o capitão Joaquim da Silva, que comprou as terras da família Caetanos e construiu ali a igreja.
Por fim, o autor da moção frisa também a ligação religiosa dos munícipes com a devoção ao padroeiro do município Santo Antônio, cuja sua celebração ocorre no dia 13 de junho quando são realizados os festejos em sua homenagem, atraindo pessoas das mais diversas localidades.