Jurandy Oliveira comemora aniversário de Vitória da Conquista

O deputado Jurandir Oliveira (PP) parabenizou o município de Vitória da Conquista, pelo seu aniversário de emancipação. A data é comemorada no dia 10 de novembro, com uma programação diversificada, composta por atividades que agregam apresentações culturais, celebrações religiosas, feiras, exposição, eventos esportivos e shows. 
Na moção de congratulações, o parlamentar relatou a história do município e da região inicialmente habitado pelos povos indígenas Mongoyó, Ymboré e Pataxó, cujo crescimento foi impulsionado pela forte economia local e pelo interesse da metrópole portuguesa de criar um aglomerado urbano, entre a região litorânea e o interior do Sertão. 
Na década de 1940, surgiu a necessidade de substituição das rotas marítimas pelo tráfego rodoviário, deixando Vitória da Conquista em constante evidência no cenário estadual, já que todo o movimento norte-sul tinha passagem obrigatória por suas zonas limítrofes. Novas rodovias foram construídas, entre elas a “Rio-Bahia” e a “Ilhéus-Lapa”, com cruzamentos e convergências em Vitória da Conquista, formando um centro de irradiação para o território nacional. 
Segundo o progressista, Conquista é um dos grandes destaques econômicos da Bahia, “principalmente no setor de serviços, em razão do comércio forte e dinâmico, que contribuiu para a região se tornar também um dos maiores centros comerciais do país e ter a capacidade de receber empreendimentos dos mais diversos segmentos”. 
Também atribuiu o sucesso conquistense ao empenho, determinação e garra dos habitantes da região, agraciada com um hino que descreve, com precisão, essa terra abençoada. Observe-se o refrão: Conquista tesouro imenso/ o mais belo da Bahia/ que primor, que louçania/ tem mais brilho aqui o sol/ Conquista terra das rosas, de florestas seculares/ Tem mais amor em seus lares/ que luzes no arrebol”. 

COMPARTILHAR