JURANDY LOUVA PADROEIROS DE QUATRO MUNICÍPIOS BAIANOS

Esta é uma semana de júbilo para o deputado Jurandy Oliveira (PP). Parte dos municípios que compõem sua base eleitoral vão festejar neste período o aniversário dos seus padroeiros. Por conta disso, ele apresentou indicações se congratulando com as populações de Vitória da Conquista, Canarana, Coração de Maria e Terra Nova.

“O mês de agosto é marcado, no município de Vitória da Conquista, pelos festejos em homenagem a Nossa Senhora das Vitórias, padroeira local”, diz, entendendo que este é “certamente um dos momentos de grande relevância para a população, capaz de estimular a reflexão, celebração e o testemunho da fé”.

Normalmente a ocasião é marcada por cantos, novenário, alvorada festiva, celebrações eucarísticas, meditações e missas, tendo encerrando no ginásio de esportes Raul Ferraz, onde são realizadas diversas apresentações. “No entanto, em período de distanciamento social e quarentena, formas mais eficazes para prevenir o contágio do Coronavírus de forma coletiva, restam inviabilizadas as celebrações de modo tradicional”, lamenta.

A celebração festiva do dia da padroeira, entende o parlamentar, “é um acontecimento de extrema importância, que sensibiliza a todos, conservando a sua identidade por meio da manutenção dessa tradição que serve de referência ao município e enche de sentido o cotidiano dos conquistenses”.

PATROCÍNIO

“A população canaraense, composta de aproximadamente 26 mil habitantes, está em festa pela passagem do dia de Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira local”, comemora o pepista. Os eventos em função da data, entende ele, “exercem papel de grande importância na renovação dos bons sentimentos e valorização da sensibilidade cristã, permitindo a reflexão, o agradecimento e a celebração das conquistas obtidas em virtude da intercessão de Nossa Senhora do Patrocínio perante Cristo”.

Em Canarana as atividades em homenagem à padroeira são compostos por uma vasta programação, que engloba a realização de alvorada, missas, batizados, procissão e benção. Participam dos eventos fiéis das mais diversas regiões da Bahia,

em clima de adoração, emoção e alegria. “Nossa Senhora do Patrocínio é a fonte de inspiração dos canaraenses, que pautados na fé adotam um estilo de vida solidário, fraterno e bondoso”, acredita.

CORAÇÃO DE MARIA

Mostrando muita satisfação de representar Coração de Maria na Assembleia Legislativa, Jurandy explica que o “padroeiro de um município é a divindade que orienta os habitantes da região, inspirando sentimentos de confiança, força, coragem e perseverança, que servem de estímulo para que as pessoas conduzam as suas vidas de forma serena e construam uma sociedade justa, repleta de paz, harmonia e solidariedade”.

O deputado entende que, para os marienses, “o período também representa uma oportunidade para que os antepassados da região sejam reverenciados, já que participaram da construção da história do município, estimulando a fé e a prosperidade”.

INTERCESSÃO

Na história de Terra Nova há uma passagem, quando a localidade não passava de uma vila, que não deixou saudades. Houve um surto de cólera que dizimou a população. Desesperados, os viventes suplicaram a São Roque para que intercedesse por eles. O santo atendeu ao pedido e fez com que desaparecesse a enfermidade. Foi daí que surgiu a devoção que o transformou no patrono da cidade.

“As tradições religiosas influenciam diretamente o cotidiano das pessoas, fortalecendo a importância da fé e possibilitando o acesso ao sagrado”, acredita o pepista, segundo o qual as comemorações em homenagem a São Roque demonstram exatamente isso para os terranovenses.

COMPARTILHAR