JURANDY LOUVA A PADROEIRA DE CALDEIRÃO GRANDE

Com população estimada em 13,4 mil habitantes, o município de Caldeirão Grande festeja sua padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, “que inspira o povo caldeirão-grandense a realizar diversos festejos em sua homenagem”. Para celebrara data, o deputado Jurandy Oliveira (PP) apresentou moção de congratulações na Assembleia Legislativa, informando que “para prevenir o contágio do Coronavírus de forma coletiva, as tradicionais celebrações restam inviabilizadas”.

Em “tempos comuns”, os festejos englobam a realização de alvorada, missas, batizados, procissão e bênçãos. Participam dos eventos fiéis “das mais diversas regiões da Bahia, em clima de adoração, emoção e alegria”.

Na moção, o legislador explicou que perpétuo socorro é aquele prestado com frequência eterna, constante, a todo momento. “É o socorro dado por uma Mãe que nunca esquece nem abandona os seus filhos. Assim, é o Perpétuo Socorro de Maria celebrado de modo devocional como um dos muitos títulos pelos quais a Mãe do Céu é conhecida e honrada pelos fiéis”.

Segundo o documento legislativo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro “é a fonte de inspiração da população caldeirão-grandense” que, pautada na fé, “adota um estilo de vida solidário, fraterno e bondoso”. Desse modo, a presença da padroeira atua “como um elo de união, força e integração da população local”.

Os festejos exercem papel de grande importância “na renovação dos bons sentimentos e valorização da sensibilidade cristã, permitindo a reflexão, o agradecimento e a celebração das conquistas obtidas em virtude da intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro perante Cristo”. E também são eficientes “na disseminação da paz e do amor ao próximo, aproximam os jovens da história cultural e religiosa do município, conscientizando a nova geração sobre o potencial de transformação da fé na vida daqueles que seguem os ensinamentos divinos”.

COMPARTILHAR