JURANDY CELEBRA DATA MAGNA DE ITABUNA

Itabuna ultrapassou a casa dos 210 mil habitantes e já foi alvo inclusive de iniciativas parlamentares para a criação da segunda região metropolitana da Bahia, juntamente com a vizinha Ilhéus. É neste contexto que a cidade localizada a 426 km de Salvador festeja o seu aniversário de emancipação política em 28 de julho de 1910, após rápido crescimento local. A data foi lembrada na Assembleia Legislativa em moção assinada pelo deputado Jurandy Oliveira (PP).

A região ficava no caminho utilizado pelo tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista. “Em 1857 surgiu, na zona cortada pelo rio Cachoeira, o Arraial de Tabocas, em meio à mata que então era desbravada”, conta o parlamentar, ressaltando as reivindicações dos moradores para a emancipação local no início do Século XX. “A economia local é marcada pelo desenvolvimento do comércio, da indústria e dos serviços, servindo como um entreposto comercial do estado”, cita o deputado, não esquecendo da “importância do cultivo do cacau na região, que impulsionou os índices de exportação favorecido pela compatibilidade do solo”.

Na cultura, Itabuna se destaca pela grande diversidade, abrigando grupos de teatro, capoeira, dança, bandas musicais com trabalho autoral expressivo e outras manifestações artísticas. “Vale lembrar, ainda, que a região é a terra natal do escritor Jorge Amado, responsável por publicações de grande reconhecimento, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim”, disse.

COMPARTILHAR