Itaberaba antecipa salários de servidores e leva vacina em casa para grupo de risco da gripe H1N1

A antecipação da vacinação no grupo de risco será no domicílio; este ano, a campanha foi antecipada em função da pandemia do novo coronavírus.

Preocupada com a população diante do quadro de pandemia que já chegou ao estado da Bahia, a prefeitura de Itaberaba, administrada por Ricardo Mascarenhas (PP), divulgou ao site Jornal da Chapada, segunda-feira (23), que vai antecipar ações emergenciais tais como a vacinação do grupo de risco e o pagamento de salários aos servidores municipais. A gestão municipal segue aguardando resultado de três casos suspeitos do novo coronavírus, um outro já foi descartado, e outros 13 são monitorados.

Seguindo as recomendações da campanha de vacinação, a pasta da Saúde, liderada por João Rodrigues, iniciará nesta terça-feira (24) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza H1N1). A antecipação da vacinação é para o grupo de risco e, este ano, acontece em função da pandemia da Covid-19 que acomete o país. Para a realização da atividade, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estarão nas ruas, vacinando, de casa em casa, o público alvo – idosos a partir de 60 anos, que possuem baixa imunidade.

“Amanhã [terça, 24] todas as unidades de saúde, os enfermeiros vão a campo junto com os agentes comunitários de saúde para vacinar de microárea em microárea. É para os idosos ficarem em casa. Nós vamos levar o serviço até eles. Com a orientação de isolamento, todo o critério que temos por decreto e orientação do ministério. A orientação geral é ficar em casa que vamos levar a vacina. Vamos montar um ponto de vacinação ‘drive thru’ também para a pessoa sair de carro, passar e se vacinar, possivelmente a partir de quarta-feira [25]”, informa o titular João Rodrigues.

A intenção da medida é desafogar os postos de vacinação e evitar a exposição dos idosos. Na 2ª fase, a vacinação será voltada para todos os profissionais de saúde. “Estamos numa batalha acirrada para evitar casos da Covid-19, adotando todas as medidas necessárias para esse enfrentamento”, completa o secretário de Saúde.

Antecipação salarial
Outra medida emergencial e de importância para o trabalhador é a antecipação do pagamento de todos os servidores públicos que começará a partir desta terça (24), segundo informação do prefeito Ricardo ao Jornal da Chapada. Conforme o gestor, “essa é mais uma medida importante para manter as pessoas em casa, confinadas, seguras e com recurso para se manter”.

COMPARTILHAR