Governador encerra visita à Europa e segue para os Emirados Árabes na busca de investimentos para a Bahia

No último compromisso na República Tcheca, na manhã desta segunda-feira (25), o governador Rui Costa iniciou tratativas para uma parceria científica com a Universidade Técnica Tcheca em Praga, a mais antiga do país europeu, fundada em 1707 e referência no desenvolvimento de tecnologias de robótica e inteligência artificial. 

Com mais de 19 mil estudantes e 500 professores doutores, a instituição possui cinco institutos que desenvolvem pesquisa aplicada em automação para diversos campos do conhecimento, como engenharias civil, elétrica e mecânica, física nuclear, sistemas de transporte, biomedicina e tecnologia da informação. 

“Temos interesse especial no conhecimento que eles desenvolvem aqui para a aplicação na automação e medicina, com diagnóstico à distância, por exemplo. Eles também podem contribuir para enriquecer a formação de professores e estudantes de nossas universidades estaduais”, disse o governador. 

No encontro, ficou acertado que a equipe técnica baiana que visitará a República Tcheca em novembro, para iniciar a parceria com o Instituto de Oncologia Masarykuv, irá à Universidade Técnica Tcheca com o mesmo objetivo.

O diretor da universidade, o professor Phd Ondrej Velek, afirmou que a instituição está aberta aos brasileiros e baianos e espera que muito em breve todo o potencial desta parceria se concretize. “São muito grandes as possibilidades. Trocar conhecimento científico enriquece a todos nós, tanto aqui na República Tcheca, quanto lá na Bahia”, finalizou.

Além das parcerias científicas com a universidade e o Instituto de Oncologia, Rui iniciou na passagem pela República Tcheca o processo de atração de dois investimentos na área industrial. Um com o principal fabricante de camas hospitalares da Europa, a Linet, e outro com uma fábrica de caminhões, a Tatra Trucks. Ambos estudam instalar unidades produtivas na Bahia. Foram três dias de intensas atividades neste que foi o último país europeu visitado na missão internacional iniciada no dia 18, em Berlim, na Alemanha.

O governador já passou também pelo Cazaquistão e, nesta segunda-feira (25), retorna à Ásia, onde se reunirá com representantes de fundos de investimentos de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Informações do Portal Gov-Ba

COMPARTILHAR