Feira Cidadã promove mutirão de cirurgia de catarata em Itaberaba


Após dois dias de mutirão, a Feira Cidadã, evento realizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) realizou em torno de 10 mil atendimentos em Itaberaba, no Centro Norte Baiano. Neste sábado (12), o atendimento continuou com os pacientes que passaram pela cirurgia de catarata, no Hospital Geral de Itaberaba (HGI). Cerca de 400 pessoas foram encaminhadas para o procedimento durante a Feira.

“A gente se assegura de fazer mesmo um grande evento para dar à população o acesso às políticas públicas com qualidade. Sábado, domingo e segunda nós estaremos no HGI com as cirurgias de catarata, e os serviços de odontologia continuam aqui até terça-feira (15)”, declarou o coordenador da Feira, Edvaldo Gomes.

Aos 94 anos, a dona de casa Geny Nascimento saiu do Povoado de Guariba, a cerca de 30 km da sede, com a filha Maria Gorete Nascimento para realizar uma consulta com o oftalmologista na sexta (11). Após exames, a idosa foi diagnosticada com catarata no olho esquerdo e encaminhada para a cirurgia de catarata neste sábado.

”A gente não pode deixar escapar a oportunidade, ainda mais nós que moramos na Zona Rural onde os serviços são poucos. Não vamos deixá-la perder a visão”, afirmou Gorete.

Na manhã deste sábado, mãe e filha compareceram no horário marcado para a cirurgia. Tranquila, dona Geny passou pelos exames e procedimentos pré-cirúrgicos e em poucos minutos operou a visão. “Estou bem. Estou enxergando, não está mais turvado”, contou na saída do centro cirúrgico. Neste domingo (13), ela retorna ao HGI para revisão e deve receber alta.

Esta foi a 28ª edição da Feira Cidadã em 2019. O evento foi idealizado pela primeira-dama do estado e presidente da VSBA, Aline Peixoto e vem percorrendo todas as regiões da Bahia, ajudando a reduzir a demanda por serviços odontológicos, oftalmológicos, cirurgias eletivas, consultas e exames como mamografia, ultrassonografia, preventivo ginecológico, entre outros.

*SECOM/GOVBA *
Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA

COMPARTILHAR