DestaquePolítica

Ex-presidente da OAS Empreendimentos diz ter organizado visita de Lula a tríplex

Ex-presidente da OAS Empreendimentos, Fábio Hori Yonamine, relatou ter organizado, ao lado do então presidente da construtora, Leo Pinheiro, uma visita de Lula ao triplex no condomínio Solaris, no Guarujá. Em seu depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, Yonamine contou que se reuniu com Pinheiro, Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia para tratar da visita.

O ex-executivo Yonamine é réu em ação penal que investiga se Lula teria recebido propinas de R$ 3,7 milhões da OAS. Parte desse montante seria repassada ao petista por meio de investimentos no imóvel. O empreendimento foi assumido pela OAS, em acordo com cooperados da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop).

Segundo o Yonamine, na ocasião, não houve pedidos do petista, mas algumas “preocupações” foram externadas a respeito do imóvel, afirmou o executivo.”Que eu tenho lembrança, uma escada que era muito estreita e uma preocupação da exposição do ex-presidente em relação a ter apartamento. Da exposição da vizinhança e tudo mais”, relatou.

A reforma custou R$ 1,5 milhão, segundo os cálculos do executivo da OAS, e o projeto final previa um novo quarto, um elevador, uma reforma nas escadas, a mobília e os equipamentos da cozinha. “Essa foi uma reforma totalmente atípica, pedido atípico e único que doutor Léo presidente da OAS fez. Ele não deu explicação, fez um pedido”, lembrou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo